Gravação de tela + webcam com software gratuito

Aqui no VideoHero já apresentamos o "Active Presenter", um software de captura de tela gratuito. No entanto, ele ainda é incapaz de gravar sua webcam enquanto faz essa captura...

Por isso, vamos falar do OBS (Open Broadcaster Software), um software também gratuito que oferece a opção de captura de várias telas ao mesmo tempo, sem perder tempo, vamos ao tutorial.

Várias fontes de vídeo e áudio

O OBS abre a possibilidade de inserir várias fontes de vídeo e áudio simultâneas, o que pode tornar suas apresentações muito mais ricas. Também é possível escolher entre gravar estes vídeos ou fazer um streaming (que é o foco principal do software).

videohero_cenasefontes

A estrutura do OBS é guiada principalmente por cenas e fontes, cada cena é um conjunto de diferentes fontes (áudio, vídeo, telas), com este conceito bem claro em mente é possível utilizar todos os recursos do programa sem se confundir.

Fixação de janelas

videohero_fixacaodejanela

A fixação de janelas faz com que o programa capture apenas a janela definida pelo usuário, por exemplo, durante uma transmissão do Skype é possível fixar a captura no sinal que vem da pessoa e deixar todo o resto de fora, para isso é necessário escolher a opção "Captura de Janela" na hora de definir fontes.

Resolução do projeto

videohero_configuracoes

Seu primeiro passo será configurar e verificar a resolução do seu projeto, para isso basta clicar no canto inferior direito da tela no botão "configurações", a janela com todas as opções será aberta, nela você deve selecionar "Vídeo".

Por ondem as opções são:

  • Resolução de base (tela): resolução de entrada.
  • Resolução de saída (escala): resolução de saída ou gravação.
  • Filtro de redução: define qual filtro o software usará quando você redimensionar telas.
  • Valor de FPS Comum: oferece valores comuns de quadros por segundos em vídeos.
  • Valor de FPS íntegro: opção viável caso você queira uma taxa de quadros diferente, mas com números inteiros.
  • Valor de FPS fracional: calcula a taxa de quadros através de uma divisão simples entre numerador e denominador escolhidos pelo usuário. No nosso exemplo temos 24000 dividido por 1001, que gera a taxa de quadros de 23,976.

Criação de cenas

Para criar uma cena nova basta clicar no botão "+" no quadro de "Cena" que fica no inferior esquerdo da tela, agora é preciso inserir as fontes nela. Seguindo a mesma lógica, basta clicar no botão "+" do painel de fontes e as opções de entrada serão exibidas.

Para inserir a imagem de uma webcam deve ser escolhida a fonte "dispositivo de captura de vídeo", ao clicar sobre a opção, abre-se uma caixa de diálogo onde é possível renomear a fonte.

O próximo passo é definir o painel de propriedades, que é aberto após a definição do nome da fonte. A primeira escolha é exatamente o dispositivo que você quer que alimente este vídeo, neste caso deverá aparecer o modelo da webcam conectada ao seu computador.

Tipo de resolução/FPS: ao definir esta variável como personalizada, você irá decidir sobre os detalhes de entrada de vídeo. O primeiro é a resolução, seguido de FPS (taxa de quadros), não é necessário alterar as outras opções.

Ative a opção "desativar quando não estiver visível", dessa forma a webcam continuará aparecendo em mais de uma cena ao mesmo tempo.

Configurar vídeo: abre uma janela nova para a configuração de variáveis relacionadas à sua imagem, cada câmera exibirá um painel próprio para estes ajustes que podem incluir ganho e exposição.

Captura de tela

Após escolher a opção de captura de tela é possível definir qual o monitor fonte, caso você trabalhe com mais de um. Dentro das cenas as fontes obedecem a hierarquia de camadas, isso quer dizer que a do topo estará sempre à frente das demais, é possível criar quantas cenas forem necessárias, assim como associar atalhos a elas e acessá-la com apenas um clique no teclado.

Configurações de gravação (Saída)

videohero_configuracoesdesaida

Na opção "Saída" dentro da janela de configurações há duas repartições que aparecem como o modo de saída definido como simples. As opções de transmissão são importantes para serviços de streaming, já para a gravação o que nos interessa é exatamente a opção "Gravação".

As opções oferecidas são:

Caminho de gravação: onde seu arquivo será gravado no computador. Qualidade de gravação: possui três níveis diferentes e a opção de capturar com a mesma qualidade do streaming, caso você esteja realizando um.

Caso seu computador não seja potente é interessante manter a opção de "utilizar a mesma qualidade de streaming" para a gravação, assim ele fará apenas um processo, nas outras opções ele terá de gerar o vídeo para a transmissão e gravá-lo em outras configurações na máquina.

Formato de gravação: mantenha em MP4 para facilitar o processo de edição.
Encoder: geralmente apresenta a opção de fazer este processo no software ou na placa de vídeo (quando possível), caso possua uma placa de vídeo compatível, utilize-a para minimizar o trabalho do seu processador.

A opção de trabalhar com o X264 de baixa utilização da CPU pode ajudá-lo a evitar problemas de pouco processamento, embora acabe gerando arquivos finais maiores.

Adicionar áudio

audio

Para adicionar áudio você deve seguir os mesmos passos anteriores e selecionar a opção "Captura de entrada de áudio", neste caso o mesmo procedimento do vídeo será feito, com a definição do dispositivo padrão para gravação.

Com o microfone funcionando a barra de volume deverá se mexer dentro no mixer enquanto você fala, dentro dele também é possível alterar o volume de entrada dos diferentes áudios.

Lembrando que uma vez inserida a entrada de áudio, ela pode ser selecionada diretamente para outras cenas.

Começar a gravar

Agora que você já domina o OBS é só começar a gravar seu conteúdo! Se este vídeo e post foram úteis para você, compartilhe com seus amigos e não esqueça de nos seguir no Facebook e Youtube.


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo e receba atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes do blog VideoHero

Nada de spam, apenas conteúdos incríveis!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo