Caso você utilize óculos ou já tenha iluminado alguém com eles, provavelmente passou vários minutos "brigando" com os reflexos nas lentes.
Para resolver isso, precisamos saber fisicamente o que está acontecendo.
A magia da óptica
Nossos problemas com óculos ocorrem devido à reflexão dos raios de luz, ou seja, parte dos raios que incidem sobre a superfície da lente acabam sendo refletidos de volta ao meio.
Além disso, as lentes presentes nos óculos não são totalmente planas e possuem variações de acordo com o grau e tipo. A mesma física que explica o porquê isto ocorre também nos ajuda a traçar um plano, a segunda lei da reflexão diz:
O ângulo de reflexão (r) é sempre igual ao ângulo de incidência (i), ou seja, i = r.
Desta forma, podemos definir que quanto mais alinhada à pessoa utilizando óculos, maiores as chances da luz ser refletida de volta ao sensor da câmera.
O motivo para isso é simples: o ângulo de incidência é pequeno, portanto, a luz refletida não consegue sair do campo de visão da câmera.
Subir e mover
Chegamos a nossa primeira opção! Provavelmente suas luzes aparecem por estarem muito próximas às linhas que atingem os óculos das pessoas, ou seja, as lentes dos óculos possuem um campo de reflexão, portanto as chances são enormes dos seus refletores aparecerem nas gravações, caso estejam ali.
A ideia para resolver este desafio é deixá-las mais lateralizadas e elevadas, desta forma o ângulo entre raio incidente e refletido fica muito maior, jogando o reflexo para fora do raio de ação da câmera.
Luz macia e fonte grande
Trabalhar com uma fonte de luz grande e macia como principal (keylight) pode ajudar bastante neste momento, este tipo de fonte melhora dois pontos:
- Não cria sombras duras ao atingir a armação do óculos e torna mais sutis as sombras geradas nas cavidades dos olhos.
- Ajuda a eliminar spots de luz (pontos pequenos) indesejados na lente do óculos.
Uma fonte de luz pequena pode ser muito irritante para quem assiste, pois pode esconder a íris do entrevistado, praticamente eliminando o contato visual dele com o público e arruinando o plano.
Incline um pouco o óculos
Este método é um pouco controverso, mas pode funcionar de acordo com suas necessidades, o procedimento é simples, basta inclinar o óculos de quem estiver gravando um pouco para baixo.
Cuiidado ao executar este tipo de ajuste, há alguns tipos de lentes que não geram bons resultados (principalmente óculos com lentes grossas).
A armação precisa estar firme para que não fique caindo e a angulação para baixo deve ser muito sutil, caso contrário quem estiver gravando poderá ficar estranho em frente à câmera.
Produtos que retiram reflexos
Existem no mercado sprays antirreflexo, eles funcionam bem em superfícies como quadros e outros detalhes de cenário que estejam gerando algum reflexo indesejado.
Apesar da possibilidade de utilizá-los em óculos escuros, muitas vezes o resultado ficará um pouco falso, chamando mais atenção para a opacidade do óculos do que para o conteúdo sendo dito.
Apesar das chances de utilização desta técnica serem pequenas em óculos, um dos fabricantes de sprays para este finalidade é a SW Kenyon, em seu site há várias opções e tipos.
Atenção: caso opte por esta opção, leia as instruções ou entre em contato com a fabricante e garanta que o produto não irá danificar a película ou lente do óculos e caso o cheiro seja muito forte, não recomendamos esta saída.
Resolvendo na pós-produção
Uma das soluções (apenas para óculos escuros) é desfocar os reflexos na pós-produção, basta criar uma máscara, aplicar o desfoque e fazer o tracking da cena.
No entanto, esta técnica funciona até um certo nível (baixo) de desfoque, em casos extremos o desfoque na lente irá chamar mais atenção que o conteúdo, como ocorre no uso de sprays.
O 4K pode te ajudar
Caso você finalize seu produto em FullHD ou 2K e sua câmera capture em 4K, essa área maior pode ser uma aliada em momentos de dificuldade.
Como você não precisa do quadro perfeito na gravação, é possível sacrificá-lo um pouco e colocar a câmera em algum ponto cego para os reflexos.
Esta opção pode ajudar principalmente em gravações com óculos escuros, pois o nível de reflexo deles é muito maior e, caso a câmera não esteja centralizada em um destes pontos, com certeza ela aparecerá na lente junto ao operador.
Com o 4K é possível gravar a cena obtendo o menor nível de reflexos possível e reenquadrá-la na finalização para obter um quadro bonito novamente.
Mover a pessoa ou sua cabeça
Quando trabalhamos com atores ou apresentadores, essa pode ser uma opção, pedir para que ele se posicione de modo a não gerar reflexos em seu óculos é algo viável**** e que pode resolver o problema.
Caso seja você a pessoa à frente das câmeras, controlar seu posicionamento e a angulação da sua cabeça poderá ajudar a resolver ou diminuir o problema.
Esta solução é muito útil em locais onde não há espaço para mover as luzes ou onde elas estejam fixadas a estruturas sólidas, o conceito é simples: com as luzes estáticas, você precisa se mexer.
Reflexos e chroma key
Os reflexos em óculos podem ser particularmente problemáticos quando envolvem gravações em fundos verdes ou azuis para chroma key.
Caso o óculos da pessoa reflita parte deste fundo, vários problemas ocorrerão na hora de recortá-lo durante o processo de pós-produção ou mesmo durante a gravação, quando o recorte ocorre em tempo real.
O ideal é ficar atento durante a gravação e checar se isto está ocorrendo, dessa forma é possível ajustar detalhes como potência das luzes ou posicionamento para diminuir o problema.
Mas se o problema persisitir uma das opções é trabalhar uma máscara sobre o rosto da pessoa, eliminando o recorte sobre o óculos e olhos, este procedimento seria feito no processo de edição.
Apesar de geralmente resolver o problema, a manobra é bem trabalhosa e pode ser necessário realizá-la quadro a quadro de acordo com a cena para obter um bom resultado.
Lentes de contato
Por fim, chegamos à solução mais simples e prática: a pessoa que irá gravar pode utilizar lentes de contato e resolver todos os seus problemas.
Caso seja você a pessoa em frente às câmeras, considere adquirir as lentes e utilizá-las pelo menos durante as gravações, apenas este procedimento já pode facilitar bastante o processo.
Conteúdo VIP
Coloque o seu email abaixo e receba atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes do blog VideoHero