Tudo sobre cartões de memória microSD para smartphones

Como já mostramos em outros tutoriais, é possível gravar vídeos com qualidades consideravelmente altas com seu Android. (Se você quer saber como, siga esse link!)

O único detalhe é que ao fazer isso, os arquivos de vídeo ficam consideravelmente maiores, consumindo rapidamente todo o espaço do seu smartphone.

Felizmente, existem ainda muitos telefones que oferecem a possibilidade de expandir a memória interna através dos cartões de memória microSD.

No entanto, nem todos os cartões microSD são iguais. Além de logicamente variarem em capacidade, normalmente disponíveis com 16, 32, 64 e 128Gb de espaço, eles também variam em velocidade.

exceria_micro_sd_card_details

Cartões SD variam não apenas em capacidade, mas também em velocidade.

Isso é extremamente importante para quem irá fazer vídeos, principalmente se estiver gravando em 4K, ou mesmo usando apps como Snap Camera HDR e Open Camera, que permitem subir a qualidade da imagem usando menos compressão.

Um cartão muito lento não conseguirá acompanhar a velocidade da gravação, e na maioria das vezes, a gravação irá parar após alguns segundos. Em casos piores, o App fecha repentinamente ou mesmo o smartphone trava completamente, inutilizando todo o vídeo gravado até o momento.

sample_damaged_file

Um cartão lento pode fazer o aplicativo de vídeos parar repentinamente, e às vezes, inutilizar completamente o vídeo

Se você está tendo dificuldades para gravar vídeos na máxima qualidade, vale a pena checar nossas recomendações.

Caso vá comprar um cartão novo, confira se ele será suficiente para suas necessidades baseando-se nas informações abaixo.

O que significa SDHC e SDXC?

Existem dois tipos básicos de cartão: SDHC e o SDXC.
De modo simplificado, a diferença entre eles é a velocidade de transferência, e também a capacidade máxima que podem armazenar.

Teoricamente, o SDHC (Secure Digital High Capacity) gravam 32GB e o SDXC (Secure Digital Extended Capacity) gravam 128GB ou mais.

Em março desse ano, a SanDisk mostrou o primeiro microSD SDXC com capacidade para 200GB!

Para saber qual é o tipo do seu cartão, basta conferir a logomarca impressa nele:

[two_column_block style=”1″] [content1]

SDHC

Capacidades entre 4GB e 32GB
sdhc_logo
[/content1] [content2]

SDXC

Capacidades entre 64GB até 2TB
sdxc_logo

[/content2] [/two_column_block]

Como saber a velocidade do cartão de memória?

Mas além do formato, outro fator importante é a classe: é ela que determina a velocidade de transferencia que o cartão suporta.

Este é um dos itens em que os consumidores menos prestam atenção, mas, se você pretende fazer um uso profissional do seu cartão, é de extrema importância ficar ligado a ele. Existem diferentes padrões de velocidade e cada um deles diz respeito a um uso ideal.

De modo geral, a regra é simples: quanto maior a classe, mais veloz é o microSD.

Aqui uma tabela com suas velocidades mínimas de escrita e leitura das classes mais comuns:

Classes dos cartões SDHC e SDXC

ClasseVelocidade MínimaLogoAplicações
22 MB/scartão de memória classe 2Vídeos de baixa qualidade para e-mail
44 MB/scartão de memória classe 4Vídeos HD 720p
66 MB/scartão de memória classe 6 Vídeos FullHD (1080p)
1010 MB/scartão de memória classe 10Vídeos FullHD e UHD (4K)

É importante lembrar que essas são as velocidades mínimas que a cartão precisa garantir para pertencer a uma certa classe.

Na prática, eles operam a velocidades muito maiores: alguns cartões da classe 10 permitem gravar de 60 a até 95 MB/s.

Aonde encontro essas informações de classe?

No próprio cartão, é possível conferir à qual classe o cartão pertence.

Elas estarão impressas normalmente ao lado do tipo do cartão (SDHC ou SDXC). Exemplo:


cartão de memória classe 6

É possível ir mais rápido?

Classe UHS

Existem cartões classificados com a classe UHS-1 e UHS-3. São cartões mais modernos, com velocidades a ainda maiores.

Classe UHSVelocidade MínimaLogoAplicações
U110 MB/scartão de memória classeVídeos UHD (4K)
U330 MB/scartão de memoria smartphoneVídeos UHD (4K)

A classe UHS 3 ainda é difícil de ser encontrada no momento que esse artigo está sendo publicado (Junho/2015)

classe de cartão de memoria

Samsung 64GB Classe U1


Apesar da velocidade mínima do Classe UHS 1 ser igual à classe 10, na prática, a UHS é consideravelmente mais veloz.

Veja um exemplo, no caso, usando uma câmera DSLR.

Para deixar as coisas ainda mais confusas, a sigla UHS também pode significar a interface de comunicação. Atualmente existem 2 padrões, UHS-I e UHS-II. O primeiro permite comunicar-se a velocidades até 104MB/s e o UHS-II a até 312MB/s. Mas elas não indicam a velocidade real do cartão.

Desse modo, a classificação completa de um cartão poderia ser descrita assim:

Nome: Lexar 633x
Tipo: microSDXC
Velocidades: Classe 10 / UHS-I (U1)

Velocidades em X

classe de cartão de memoriaMuitos entusiastas da informática irão reconhecer essa nomenclatura, comum para medir a velocidade dos antigos leitores de CD-ROM. Cada X equivale a 150kB/s.

Desse modo, um cartão com a taxa de 133x será capaz de transferir 133 x 150kb/s = aproximadamente 20 MB/s.

Alguns fabricantes usam essa nomenclatura pois a classe determina apenas a velocidade mínima sustentada pelo cartão, e não a velocidade máxima.

Outro ponto dessa nomenclatura é mercadológico: números maiores fazem as vendas aumentarem, e as empresas tiram vantagem disso. Afinal, o que salta mais aos olhos: UHS-I U1 ou 600x ?

Qual cartão de memória comprar para seu smartphone?

Para gravação de vídeos, recomendamos no mínimo um cartão SD Classe 10 com 32GB de memória.

Essa é a velocidade mínima para gravar vídeos em definição FullHD, algo que a maioria dos smartphones atuais são capazes.

Caso seu smartphone seja capaz de gravar vídeos em UHD (chamado comumente de 4K), recomenda-se os cartões da classe UHS-I (U1)

cartões microsd

SanDisk Ultra SDXC Classe UHS-I (U1): Ideal para vídeos em altíssima resolução (4K)

E o formato SD?

Pode ser que você tenha sobrando um cartão microSD apenas com o logo SD

Nesse caso, jogue ele fora! É um formato já muito antigo, que armazena apenas 2GB no máximo e tem péssima performance! =)

Alguma dúvida?

Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!
E se encontrou algum erro ou deslize técnico, seja muito bem vindo para contribuir, de modo civilizado e educado!

194 respostas
  1. Sandro Batista Toledo
    Sandro Batista Toledo says:

    Olá Rafael, muito boa a matéria!
    Tenho um MotoG 16gb. É um aparelho que não permite uso de cartão de memória, já li que o RecForce Pro (para áudio, indicação do Ivan) não roda no MotoG. Qual a qualidade (e quanto tempo consigo gravar) do vídeo que eu consigo criar usando esse aparelho?

    Responder
  2. Ana
    Ana says:

    Olá, Rafael. Boa noite. Descobri vocês pesquisando como editar vídeos. Aí entrei no site e me deparei com vários posts que falam sobre tudo o que tenho dúvida! rsss.. Lendo este sobre cartão de memória, queria que você me ajudasse: comprei um micro sd-hd da ScanDisk, 16g, classe 10 para usar na Câmera Samsung NX3000. Tentei deletar uma foto e quando está sem fotos batidas, quando clico no modo “reprodução” aparece a msg: arquivo inválido. Já formatei o cartão mas continua aparecendo. Só some quando tem foto batida. Como posso resolver isso? Obrigada.

    Responder
    • Paulo
      Paulo says:

      Olá

      Quando não há fotos no cartão, sempre dá mensagem de erro quando você tenta ver uma imagem. É normal, não tem como tirar. Eu tenho uma NX11 e uma NX30 e é a mesma coisa. Não esquenta e se concentre no uso do aparelho em si, que permite ótimas fotos e bons filmes.
      Abç
      Paulo

      Responder
  3. Vinicius
    Vinicius says:

    Olá, tava pensando em fazer vídeos pro youtube. Acontece que arranjei cameras que gravam em hd, mas só tenho cartões 4, será que dá problema ?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Vinicius. Se você está com a câmera em mãos, o melhor a fazer é testar. Nem todos os cartões são iguais, e nem todas as câmeras demandam a mesma quantidade de dados por segundo. Pode ser que o seus cartões 4 sejam suficientes.

      Responder
  4. ivan pereira
    ivan pereira says:

    Bom dia Rafael, sou um assíduo leitor do seu blog obrigado pela lucidez de sempre, vÊ se pode me contemplar com a sua ajuda nesse meu caso: ( qlq coisa manda pro meu email a resp) thks bro e feliz dia das crianças =D

    Eu tenho um grande problema que ninguém consegue resolver ainda …
    Tenho a DJI FANTASMA 3 PROFESSIONAL 4K, e eu quero filme em 4K, mas meu DRONE não veio com o cartão de memória
    Então eu vou ter que comprar, PORTANTO GOSTARIA DE SABER QUE memória Micro SD CARD ESTÁ MAIS BARATO CARTÃO possíveis que podem ser capaz de filme em 4K, e eu gostaria de saber quais são as mínimas especificações necessárias para entrar em TIRO 4K. (Todas as especificações mais que a classe 10;) COMO:
    – UHS-1 ou de classe UHS-3 (Qual a diferença?)
    – SDHC ou SDXC? ( qual é a diferença ?)

    – Quais são a velocidade de leitura e gravação mínimo necessário para recorde de velocidade em 4K? (eu já pesquisei muito sobre, mas não encontrou informações confusas diferentes como: 60MB / s, 80MB / s e 90 MB / s). Minha experiência com gravação em 4K dispositivo e câmera vai para a mina, que são GH4 E A7SII usar cartões SD e micro mudando … não fazer 4k em um cartão SD normal, … Neles eu preciso ser e do próprio fabricante indica que são, pelo menos: SDXC C10, U3, 95MB / s … pode não ser SDHC, SDXC têm que ser … eu não sei dizer o drone P3 pro de você, e é isso que também gostaria de ouvir de você !

    Eu sou diretor de fotografia e trabalhar com TV e cinema, comprou este zangão fantástico como um hobby, mas eu estou me incomodando muito. Porque eu preciso saber também quais são as taxas máximas que o drone trabalha, porque não há nenhum ponto de me comprar um cartão de potência acima disso é encaixar o drone. Eu não quero jogar dinheiro fora amigos.

    Gostaria de, após as dúvidas esclarecidas, você me sugerir os nomes e modelos de cartões micro SD para que eu possa comparar os preços para comprá-los.

    Porque o modelo> SanDisk Ultra SDXC UHS-I Classe (U1), Não é de extrema linha com 90MB / s, mas ele é capaz de gravar em 4k em minhas câmeras … por isso gostaria de responder a todas as perguntas relevantes colocadas acima. Que não é só minha, muitas pessoas do nosso grupo no Facebook (3mil usuários) partilha as mesmas dúvidas e falta de informação

    Responder
  5. Lislene Lages
    Lislene Lages says:

    Olá, pode me ajudar , comprei sd-hd da ScanDisk, 16g, classe 10 , porém volta e meia quando vou tirar foto ou gravar ele me dá uma mensagem , “não é possível cria pasta” . só consigo usar o cartão seu formar . O que pode ser ? tenho que usar outro cartão ?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Lislene

      Como o problema é intermitente, é mais provável que tenha relação com o sistema operacional (Android). Nesse caso, recomendamos que atualize para nova versão ou mesmo experimente algum outro aplicativo de fotografia.

      Responder
  6. Cilene Pereira
    Cilene Pereira says:

    Boa tarde Rafael,
    eu estou com uma dúvida, comprei um Xperia z3 compact que filma em 4k.. E comprei um cartão Samsung 128gb classe 10, o cel não reconheceu e o suporte técnico me respondeu dizendo que eles só garantiam o funcionamento de cartões de 128gb até classe 4.. Mas acho q eles estão querendo me enrolar pq, além de isso não estar escrito em lugar algum, como vou usar um cartão com velcidade menor que classe 10 para filmar em 4k? Tb gostaria de saber se existe cartão de 128gb classe 4?
    Obrigada

    Responder
      • Márcio Rocha
        Márcio Rocha says:

        Também estou com o mesmo problema. O meu é o Xperia Z3 D6643.
        Não esta reconhecendo o MicroSD Samsung 128gb classe 10. Já foi pra assistência, retornou funcionando, mas já desconectou o cartão novamente e não quer conectar mais. Vou entrar com ação para substituição do aparelho. Pois o cartão funciona normal em outro aparelho.

        Responder
  7. Jean
    Jean says:

    comprei um cartao sdxc 128 gb classe10 da evo samsung e coloquei no moto g2, so que quando tiro foto ele grava e depois a foto fica cinza e nao consigo abrir ela, sera que nao suporta o celular eu gravei musica nele e funciona normal, so as fotos e videos que faço com o celular que grava e depois fica cinza…tem como resolver?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Jean

      Se o cartão está funcionando corretamente para outros tipos de arquivo, então significa que o smartphone suporta o cartão.

      Nesse caso, o problema deve estar relacionado com o sistema (Android) ou com o aplicativo de fotos.

      Experimente um novo aplicativo de fotografia (existem dezenas na Play Store). Se for possível, também atualize o seu Android para a última versão.

      Responder
      • RENATO BALBINO PEREIRA
        RENATO BALBINO PEREIRA says:

        Bom dia!

        Moto G2 com cartão de 128g é garantido ou é coisa de sorte? Estou pensando em colocar o cartão em questão no meu para poder usar em uma viagem para tirar fotos e gravar vídeos. Meu medo é de fazer isso e depois ele travar e eu perder tudo? Posso colocar ou é melhor não arriscar?

        Responder
        • Rafael Perez
          Rafael Perez says:

          O Moto G2 é um smartphone relativamente estável, acredito que não terá problemas com um cartão de 128GB. De todo modo, a regra é sempre manter backup para evitar qualquer frustração no futuro.

          Responder
  8. Vander
    Vander says:

    Olá, tenho um Samsung Galaxy Note 4 e não consigo saber de maneira alguma se ele suporta as velocidades de um cartão com a tecnologia UHS. Quero comprar um cartão com essa tecnologia e velocidade (UHS) porém antes precisaria saber se meu telefone é capaz de gravar ou ler dados nas velocidades dessa tecnologia, senão seria jogar dinheiro fora já que ainda que o cartão consiga gravar ou ler em por exemplo 80Mb o telefone estaria lendo ou gravando em por exemplo 20Mb.
    Já tentei encontrar a informa a informação em vários sites, manual do usuário e até mesmo entrando em contato com o suporte técnico da Samsung, porém nada!
    Sabem dizer como podemos checar a tecnologia (velocidade) que meu é capaz de suportar?
    Ficaria muito agradecido se pudessem me ajudar solucionando meu problema, Grato desde já, Vander.

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Vander

      Eu não conseguimos encontrar uma resposta definitiva, mas provavelmente ele não suporta velocidades UHS. Enquanto o cartão funcionará normalmente, ele não atingirá a velocidade que está esperando. Minha estimativa é que a leitura (sequencial) ficará entre 30 a 40MB/s.

      Abraços

      Responder
  9. Márcio Lima
    Márcio Lima says:

    Olá Rafael!
    Comprei um cartão de memória micro SD de 64gb mas ele só vem com 59,44 de memória.
    É normal que ele venha com este espaço de memória?
    Agradeço pela sua resposta!

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Sim, completamente normal. O Windows conta um Megabyte como 1024 bytes, e os fabricantes contam como 1000 bytes.
      64.000.000 / (1024*1024*1024) = 59.60
      A pequena diferença do você me informou (59.4) certamente são arquivos necessários ao sistema.

      Responder
  10. Wilson
    Wilson says:

    Olá. Pesquisando varridos sites e blogs,encontrei o seu e vi muitas respostas legais e sérias e competentes . Vai meu problema. Tenho um galaxy note3 9005 com um microsd sandisk ultra 64gb sdxc ambos comprados no exterior em 2014 e que sempre funcionaram muito bem.em novembro de 2015 meu cartão parou de receber vídeos,fotos,qualquer cois ,e também não consigo mais apagar nada .tentei desfragmentar pelo windos7 ,nada.nao consegui formatar pelo computador (ele mostra (exFAT) 128 , e da erro não permite excluir também no computador nada .coloquei o App sandisk zone.diz estar normal,mas não permite excluir.outro cartão de 16gb funcionou normal. É um cartão muito caro e com menos de 2 anos para dar defeito.nunca tive deste problema .ele tem 14.11 gb libre e não deixa acrescentar nem apagar .uso o lolipop 5.0 pode me ajudar?desdeja agradeço a todos .

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Samuel

      É necessário testar o cartão em outro aparelho para tentar descobrir a causa do problema. No caso, cartões de classe 4 são universalmente compatíveis, então confira em outro aparelho se o problema também acontece. Caso afirmativo, então terá que substituí-lo.

      Responder
  11. Fernanda Monteiro
    Fernanda Monteiro says:

    Olá pessoal, gostei muito da matéria de vocês e ela só reafirmou que para o projeto de vídeos que eu pretendo começar o ideal é comprar um cartão classe 10. Eu uso uma sony alpha nex f3k e o cartão que eu usava nela queimou. Acabei por colocar um outro cartão na mesma e usei para gravar vídeos para este mesmo projeto que citei. Porém eu não consigo copiar os arquivos para nenhum computador sem corrompê-los, e na câmera os vídeos reproduzem com perfeição. Creio que o problema é do cartão e que é bem possível desses vídeos estarem perdidos, mas vocês sabem me indicar alguma forma de eu “salvar” esses vídeos? Qualquer forma de transferência que possa ser feita sem os vídeos ficarem com frames travados e corrompidos completamente?

    Obrigada pela atenção e parabéns por esses trabalho muito bom de vocês 🙂

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Fernanda

      Tente usar um leitor de cartões diferente. Por exemplo, se estiver fazendo a cópia ligando a câmera por um cabo USB no computador, experimente retirar o cartão e usar em um leitor.
      Uma vez que você comentou que os arquivos tocam corretamente na câmera, duvidamos que eles estejam corrompidos.
      Os computadores que você testou tocar os vídeos têm o Apple Quicktime instalado? Muitos tipos de vídeos precisam dele para tocar corretamente.
      Gratuito em: http://www.apple.com/uk/quicktime/download/

      Outra possibilidade é experimentar um tocador de vídeos diferente: nós usamos o PotPlayer: gratuito, aceita dezenas de formatos nativamente e usa pouquíssimos recursos do sistema. https://potplayer.daum.net/

      Nos avise se esses passos resolveram ou não o seu problema. Abraços

      Responder
  12. Terrimar
    Terrimar says:

    Oi
    Uso um cartão de 64 gb num s4 mini e por diversas vezes as fotos e vídeos ficam indisponíveis como se estivessem corrompidos. Isso pode ser incompatibilidade com o cartão?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Terrimar

      Sim, pode, mas apenas com essas informações, não temos como saber. O melhor a fazer é testá-lo em outro aparelho. Caso o problema persista, certamente o problema é com o cartão.
      No entanto, o mais comum são bugs do sistema. Experimente atualizar o seu Samsung S4, se possível.

      Responder
  13. Marilza de souza
    Marilza de souza says:

    Olá Rafael, preciso de ajuda ….
    Tenho um moto G 3 geração 16 giga de memória ,comprei um cartão SD de 32 giga classe 4 .
    Quando coloquei o cartão no aparelho e transferi as fotos e vídeos ,ficaram pretas e diz que não podem ser reproduzidas…
    Formatei o cartão, e fiz o procedimento novamente, aconteceu a mesma coisa…. Pode me ajudar?
    Será que comprei cartão errado?
    Ou pode ser defeito no cartão?

    Responder
    • Ana
      Ana says:

      Marilza, também tive problemas com meu Motor G 3ª geração 16 GB, o cartão que tenho de 32GB da PNY – que funciona normalmente em outros aparelhos de outras marcas – não funciona no Motorola! Conectava por pouco tempo e depois parava de funcionar! Testei em mais outros 2 aparelhos Moto G (o da minha mãe e o do meu sobrinho) e acontecia a mesma coisa! Entrei em contato com o atendimento ao consumidor da Motorola e eles me informaram que a Motorola só garantia a compatibilidade com cartões da Sandisk! Achei estranho, mas, resolvi comprar um Sandisk (de 32 GB, classe10) e até agora está correndo tudo bem!

      Responder
  14. Anthony
    Anthony says:

    Tenho um moto e com tv digital, gravo filmes que passam por exemplo na TV aberta, na memória interna do celular. Aí pra não ocupar muito espaço eu transfiro pró cartão SD (sandisk sdhc 32gb classe 10), após isto feito ele vira um arquivo que não roda, ou seja, inválido. Tem solução.

    Responder
  15. Silvania
    Silvania says:

    Olá, Rafael.
    Ótima matéria.
    A capacidade do meu celular é 34gb. Minha dúvida é o seguinte: posso comprar e usar o cartão com a capacidade máxima sem problemas? Pois já me falaram “entre entrelinhas” que trava. Muito obrigada pela atenção.

    P.s.: em caso de classe 10.

    Responder
  16. Acácio da Silva Lopes
    Acácio da Silva Lopes says:

    Oi Rafael, adorei a matéria. Eu tenho um Xperia Z3 e quero fazer vídeos 4K em câmera lenta,time lapse e tirar fotos com o máximo de resolução possível, pois é assim q eu gosto! Pensei em comprar um cartão de 128Gb da EVO, mas dizem q meu telefone suporta muito mais! O que vc acha? Dê-me uma dica,Abçs e parabéns mais uma vez pela matéria elucidadora.

    Responder
  17. Juscelino
    Juscelino says:

    Boa tarde Rafael eu comprei um cartão SD da Sandisk 32 giga coloquei no tablet no notebook e no celular e começa a reproduzir os 4 vídeos e os outros trava o que pode ser isso?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Não temos como dar uma resposta definitiva apenas com essas informações. Certamente o arquivo de vídeo está corrompido. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, mas não significa que o cartão de memória está com problema.

      Responder
  18. Andre Morgado
    Andre Morgado says:

    Opa, eu tenho um Moto g 2 geracao e o cartao ultra da sandisk 64gb de classe 1, mas meu celular diz q ele esta corrompido, e as vezes mostra como se estivesse funcionando mas n tem nd dentro e mesmo dps de formatar ele ainda n funciona, saberia o pq?

    Responder
  19. Cleyton
    Cleyton says:

    Bom dia amigo, eu comprei um cartão de memória classe 10 da sandisk pra usar no meu moto g3 ele rodou 1 mês tranqüilo depois começou a aparecer uma mensagem dizendo ( cartão de memória removido subitamente) aí eu troquei por outro igualzinho usei 1 mês de novo e começou a aparecer a mesma mensagem, o que pode ser isso?

    Responder
  20. Daniel Fioravanti
    Daniel Fioravanti says:

    Olá Rafael. Parabéns pelo artigo! Sabe dizer qual a velocidade de gravação da memoria interna do moto g 2014?
    Para ilustrar melhor: o android marshmallow agora permite formatar seu cartao de memoria para q seja usado como parte do armazenamento interno. Mas tenho medo de usar um cartão q vá diminuir o desempenho do aparelho caso eu utilize um cartão da classe inadequada para fazer este papel. E tb nao quero queimar dinheiro a toa caso um cartão de classe mais baixa seja o suficiente. Grato desde já!

    Responder
  21. Vilson da Silva
    Vilson da Silva says:

    Olá! Tenho um Galaxy Win duos. A recomendação de fábrica é usar cartão de 32 gb. Gostaria de saber se posso usar um cartão de 64 gb.

    Responder
  22. Daniela
    Daniela says:

    Boa noite Rafael.Comprei um cartao de memoria microsd da sandisk. Quanso baixo um video na memoria interna no meu celular e transfiro ele para o cartao microsd diz “formato do arquivo não suportado”. Em qualquer formato que eu baixo.O que eu faço?

    Responder
  23. hozanan
    hozanan says:

    boa tarde

    antes da duvida muito legal sua matéria
    amigo tenho um samsung grand duos 2 ! posso suar esse cartão?
    Cartão Micro Sdhc Evo 16gb 48mb/s Sd Samsung Galaxy Note4

    obrigado

    Responder
  24. Henrique Federle
    Henrique Federle says:

    Rafael,
    Eu tenho um Moto G 2, de 8GB. Gostaria de comprar um cartão de memória, e logo já pensei em comprar o de 32GB, mas um vendedor me informou que o ideal é sempre apenas dobrar a capacidade do aparelho, ou seja, que eu deveria comprar no máximo um cartão de 8GB para que o celular não fique lento. Procede esta informação?

    Responder
  25. Lander Andrade
    Lander Andrade says:

    Oi, Rafael Perez! Meu Samsung J7 não esta reconhecendo o
    ‘Cartão Micro Sd Sdhc Samsung Plus 32gb Class 10 48mb/s Uhs-1’ que comprei no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708415217-carto-micro-sd-sdhc-samsung-plus-32gb-class-10-48mbs-uhs-1-_JM). Há incompatibilidade? O que pode estar acontecendo? O que devo fazer? Desde já lhe agradeço. (Tem como me mandar um email avisando que você respondeu aqui pra eu vir verificar?) Abraço.

    Responder
  26. Antonio
    Antonio says:

    Boa noite, excelente matéria muito esclarecedora, veja se pode me ajudar com mais uma coisa, comprei um cartão de 64gb no cartão diz sdHC. Copiei aprox. 50gb para ele em varias pastas, aparentemente ele gravou todo o conteúdo, mas alguns arquivos não aparecem, somente a pasta vazia… será que o cartão é falso?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Precisa testar a integridade do cartão antes de assumir se ele é falso ou não.
      Conecte ele no computador, e no Windows Explorer, clique botão direito nele e escolha Propriedades. Na aba Ferramentas, clique para Checar por Problemas.
      Caso o cartão tenha algum problema, o sistema irá detectar e avisá-lo.

      Responder
  27. Rui Aragão
    Rui Aragão says:

    Eu tenho um cartão Micro sd de 4mb/s com adaptador.
    Tenho um outro de 10mb/s sem adaptador. Gostaria de saber se o adaptador de 4mb aguentaria a velocidade se eu inserisse o de 10 ou se o cartão ficaria com velocidade reduzida por causa do adaptador.

    Responder
  28. Lucas Santos
    Lucas Santos says:

    Olá amigo, Comprei um cartão de memória de 128Gb , e pegou bem no meu lenovo vibe A7010, só que quando ele ocupa 5Gb começa a dar problemas, o vendedor disse que eu preciso fazer root no celular e mudar de Fat32 Para eXfat vc sabe como eu faço pra funcionar normalmente?

    Responder
  29. Rosivaldo costa Farias
    Rosivaldo costa Farias says:

    Comprei um cartão de memória ultra sdx de 64 gigas da sandisk só que ao insta,-longo no meu smartphone diz que eu tenho 59,45 de gigas disponível consumiu mais de4 gigas entre os aplicativos isso estar certo?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Isso é normal, apenas o modo que fabricantes e sistemas operacionais calculam o espaço livre do cartão.
      Os fabricantes consideram que um 1 Gigabyte são 1000 Megabytes, e 1 Megabyte são 1000 bytes.
      Os sistemas operacionais trabalham na base binária, e consideram que 1 Gigabyte são 1024 Megabytes, e 1 Megabyte são 1024 bytes.

      Basta fazer as contas: 64GB = 64 Bilhões de bytes / (1024 * 1024 * 1024) = 59.6 Gigabytes.
      Além disso, um pequeno espaço do disco sempre é usado para arquivos de sistema e outras configurações internas do disco. Essa é a diferença que falta para chegar nos seus 59.45 GB.

      Responder
  30. elinaldo
    elinaldo says:

    meu celular(lumia 640 com w10)apresenta travamentos nos jogos instalados no cartão(sandisk ultra classe 10). Já testei no app sd insight pra saber se ocartão é original(e é) e no app sd card speed pra saber a velocidade (ficou com media de 20mps), pode ser bugs do sistema? me ajude por favor.

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Não temos experiencia com smartphones Windows, mas normalmente os aplicativos instalados nos cartões externos realmente irão rodar mais lentamente do que na memória interna. Isso é completamente normal.

      Responder
  31. LEVI SARUBO
    LEVI SARUBO says:

    Muito ótima essa sua matéria, eu gostaria de saber comprei um moto x style que filma em 4k um cartão de memória classe 10 de 64Gg será o correto para se usar? Não quero comprar aquele vermelho que se fala que é muito especial, e ainda muito mais caro que os outros, por isso eu pergunto se esse normal classe 10 já é suficiente para fazer filmagem com qualidade, desde já muito obrigado.

    Responder
  32. Arthur Alves
    Arthur Alves says:

    Então, tenho um problema diferente..
    Cartões acima de 64GB não funcionam direito em FAT32, já utilizei em Ext4 que funcionou muito bem, entretanto é um problema utilizar em windows fora de casa…
    Qual a solução pra esse problema?
    Pois existe um programa para fazer funcionar em NTFS no Android mas não fica muito bom para os programas…

    Responder
  33. ana carolina
    ana carolina says:

    bom dia…Comprei um cartao micro sd XC I de 128 gb ,quando coloco ele no meu telefone ele recebe as imagens perfeitamente,porem elas nao abrem em outro local..o que pode ser??
    obrigado

    Responder
  34. Dinazarde Gomes
    Dinazarde Gomes says:

    Tenho um moto g 2 e quando o adquiri coloquei um sandisk ultra de 32gb, devido algumas situações, precisei formatar. Ocorre que o cartão não funciona mais. Muito chateada e sem saber o que fazer. Não quero descartá-lo. Podem me ajudar. Já coloquei até num adaptador e tentei conectar no note, mas nem aparece nada. Podem me ajudar?

    Responder
    • Ivan
      Ivan says:

      O Suporte da Sandisk é muito bom. Entre em contato com eles e peça que eles resolvam para você. Cartões Sandisk tem garantia por toda vida, então eles até substituem cartões com defeito.

      Responder
  35. Flavia
    Flavia says:

    Olá!
    Estava pesquisando sobre cartões microsd para o meu Tablet Galaxy S2 e acabei caindo aqui. Adorei a matéria, foi muuuito esclarecedora. A minha idéia seria gravar as aulas da minha faculdade. Por isso pensei em comprar um cartão de 64gb UHS 1 ou Class10 e postar diariamente o vídeo. Será que seria suficiente?
    Um problema que estou tendo é com a falta de informações concretas por parte das lojas virtuais. Com medo de comprar algo pirata, achei melhor comprar nas grandes lojas virtuais, porém mesmo quando a foto indica ser UHS-1, no texto diz ser classe 10. E as vezes não diz nada. E as vezes só disse ter velocidade de 48mb/s, a qual não consta no site da SanDisk… Fora a variação de preços absurda..
    Você poderia me dar uma luz? RS
    Obrigada

    Responder
    • Ivan
      Ivan says:

      Flavia, a Sandisk tem uma linha gigante de cartões com velocidades diferentes. Nem todos estão no site deles. Eu compro meus cartões na Amazon.com por que vem direto da SanDisk. Já tive problemas com os cartões que comprei deles e o suporte trocou meu cartão na hora, só mandei pelo correio e eles mandaram outro de volta uma semana depois.
      Comprar no Mercado Livre é uma péssima idéia por que a maioria lá é falsificado.
      Se diz Classe 10 ele é rápido o suficiente para gravar com seu S2.

      Responder
  36. Willian Simplício
    Willian Simplício says:

    Tenho um Moto G 2014, quero usar a opção do Android 6.0 do cartão de memória ser convertido em memória interna. Já li que o cartão deve ter 45mb/s de transferência pra n notar diferença na velocidade do celular. Qual cartão devo comprar? Já pensei em comprar um sandisck 80mb/s, mas o celular vai ler isso tudo?

    Responder
  37. luiz felipe
    luiz felipe says:

    boa tarde!
    Comprei um sandisk microsdHC para o meu LG G3 stylus, e tudo que eu transfiro do aparelho para o cartão, fica com formato invalido. O que pode ser?

    Responder
  38. Wendell Gabriel
    Wendell Gabriel says:

    Bom dia, gostaria de saber qual melhor modelo para um Moto G3, pretendo comprar um de 32Gb mas estou em dúvida entre o Classe 10 e o Uhs

    Responder
  39. Alexandre
    Alexandre says:

    Bom dia, gostaria de saber qual melhor modelo para um Samsung Galaxy S4, pretendo comprar um de 64Gb da SanDisk. Ou você me recomendaria outro?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Não existe um “melhor” modelo. Como deve ter conferido na matéria, é uma questão do uso que fará deles, principalmente se for gravar vídeos. Nesse caso, precisará de cartão velozes, mas que como deve imaginar, são também mais caros. Confira o artigo novamente para entender melhor o que é o indicado para você.

      Responder
  40. David
    David says:

    Olá parabéns excelente matéria
    Comprei um sandisk ultra uhs-I 32GB. Mas meu celular funciona durante um tempo depois trava, já formatei tanto o aparelho quanto o cartão mas continua os travamentos meu celular é um Asus live com 2GB de RAM q nunca travou

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Ola David. Não dá para associar diretamente o cartão MicroSD com o travamento do celular. O mais provável deverá ser algum aplicativo instalado, que esteja “roubando” grande da memória e/ou processador.

      Responder
  41. Fernando lima
    Fernando lima says:

    rafael boa tarde!! estou com problemas com um cartao de 32 gb poi utilizo ele para videos,fotos musicas e aplicativos e ele tem apagado todos os meus dados e ficado em branco sem que nem mais voce me recomenda um cartao de no minimo quanto de memoria e classificaçao?
    lembrando que o meu é class 10 e h.

    Responder
  42. Luana
    Luana says:

    Bom dia! Rafael eu tenho um aparelho celular Samsung j7 e comprei um cartão de memória de 128gb da evo micro de xc. Aí eu gostaria de saber se esse cartão pega no meu aparelho??

    Responder
  43. Marcio
    Marcio says:

    Nobre boa noite!tenho um cartao sandisk,quando transfiro aquivo para o cartao e tento abri no celular diz que o arquivo nao e suportado mas no computador abri normalmente,oque deve ser?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Talvez simplesmente o formato que tenta abrir não é suportado pelo smartphone. Experimente baixar outros aplicativos similares e vejam se ele abre o arquivo. Se for um vídeo, minha recomendação para o Android é o VLC ou o Diceplayer.

      Responder
  44. Ana Paula Leão
    Ana Paula Leão says:

    Bom dia tenho um galaxy j7 que trava quando está com o cartão de memoria ja troquei o cartão e aconteceu de novo meu cartão e um 32 GB sdhc 10 da Kingston tinha um Sandisk troquei porq o celular não aceitava de jeito nenhum o q posso fazer

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Se mesmo usando 2 marcas completamente diferentes o smartphone continua travando, provavelmente esse não é o problema. Experimente remover aplicativos que instalou recentemente ou estejam consumindo muita memória.

      Responder
  45. Camila
    Camila says:

    Boa tarde! Muito interessante o post.

    Estou pesquisando cartões de memória SD para comprar. Porém, estou com muita dúvida entre dois cartões, o
    Cartão Micro SD Ultra Classe 10 com adapt para Android 32GB e Cartão Micro SD 32GB SanDisk Ultra 48MB.

    Pesquisei muito sobre ambos e a diferença, pelo que vi, é basicamente na velocidade de leitura (o primeiro tem 30mb/s e o segundo 48mb/s e), e a classe (do primeiro é UHS 1 e o segundo Classe 10), mas não sei o quanto isso interfere no uso pelo celular para armazenamento e fotos. Vocês saberiam me dizer qual é mais adequado para Smartphone, priorizar a velocidade de 48mb/s ou a classe UHS1?

    Obrigada!

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Camila, UHS-1 é o tipo de conexão, e classes são os limites de velocidade. Apenas está misturando as especificações.
      Pelo que pesquisei, ambos são UHS-1 Classe 10. Nesse caso, escolha o de maior velocidade (se o seu orçamento permitir).

      Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      O EVO+ atinge velocidades máxima de 80MB/s contra 4*MB/s do EVO. Precisa de um smartphone top de linha para utilizar toda essa capacidade. Na prática, dificilmente verá alguma vantagem no seu smartphone. Esses são cartões mais indicados para fotógrafos ou cinegrafistas, que precisam transferir grandes quantidades de vídeos e fotos entre as câmeras e computadores.

      Responder
  46. Antonio Guilherme
    Antonio Guilherme says:

    Gostaria de saber se existe cartão menor em tamanho do que o micro sd. comprei um cartão micro sd de 128gb Kingston para smartphone LG G5 e não serve o tamanho.

    Responder
  47. Carine Alves
    Carine Alves says:

    Bom dia, Rafael.

    Tenho um celular Galaxy Note 4, e estou querendo comprar o SDXC abaixo, porem estou em duvida se o meu Smartphone é compatível com esse cartão. Poderia me ajudar?

    Responder
  48. Sergio Viapiana
    Sergio Viapiana says:

    Olá, a oito dias tenho comprado um smartphone Samsung J7 e fui fazer um vídeo de uma apresentação de minha filha e ao mesmo tempo que filmava ía batendo umas fotos pois ele tem esse recurso. Só que no final o vídeo tinha 9 minutos de duração e era pra ter salvado no cartão de memória San Disk de 8GB Micro SD classe 4. quando fui tentar visualizar o celular travou,tive que tirar a bateria fora e voltar a liga-lo novamente e no lugar das imagens aparecia uns ícones pretos tipo de um arquivo corrompido e acabei perdendo todas as outras imagens que eu tinha, tentei reiniciar o aparelho e aparecia cartão corrompido e nenhum vídeo apareceu. Será que o problema esta no tipo de cartão na marca ou no aparelho, se for do cartão que tipo de cartão devo coloca nesse aparelho Samsung?

    Responder
  49. SOPHIA
    SOPHIA says:

    Olá, gente ganhei um cartão de memoria da multilaser class 10 de 16gb, e gostaria de saber se alguém tem ou se já usou, se ele é bom ou se corro algum risco de usá-lo e dar problema, como corromper meus arquivos ?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Não conhecemos essa marca, mas em qualquer cartão de memória, é importante sempre manter um backup. Até porque às vezes não é o cartão com problema, pode ser o sistema operacional ou mesmo algum deslize por parte do usuário.

      Responder
  50. Rose Periard
    Rose Periard says:

    Olá Rafael,
    No caso do Moto G3 tenho um micro SD classe 4, aparentemente fotos, videos salvos nele e mesmo musicas não rodam, vc acha que a aquisição de um com classe 10 resolve, ou tem como me informar qual a classe recomendada para o Moto G
    3ª geração??

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Se o problema fossem apenas os vídeos, talvez o limite fosse a velocidade do cartão, e nesse caso, o de classe 10 resolveria. No entanto, você comenta que mesmo música não tocam. Nesse caso, o problema certamente não é no cartão. Experimente usar outro aplicativo de músicas/vídeos ou mesmo reformate o cartão.

      Responder
  51. Renato
    Renato says:

    Gostei muuito do artigo, muito bem explicado! Sanou minhas dúvidas sobre os tipos de microSD. A minha realidade hoje não é para trabalhar com fotografia profissional, e sim ampliar o armazenamento mesmo. Nesse caso, um cartão desses também aumenta o desempenho do smartphone?

    Responder
  52. suelen nunes
    suelen nunes says:

    olá bom dia,
    meu celular é o moto g3, tem algum cartao de memoria com uma classe especifica de velocidade que seja melhor para este modelo , ou essas classificações servem para todos ? porque uma pessoa me informou que eu tenho que saber qual e para o meu aparelho.
    Fico no aguardo
    Suelen

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Não existe cartão específico para um cada smartphone. O melhor é conferir o artigo acima e ver qual será o uso que fará do cartão. Pessoas que gostam de gravar vídeos em alta resolução precisam de cartões mais velozes. Se esse não é o seu caso (apenas fotografa ou escuta músicas), pode usar um cartão de classe mais baixa.

      Responder
  53. Pâmela
    Pâmela says:

    Oi comprei um tablet para meus filhos e instalei o play kids mas a memória é muito pequena, alguns videos do próprio play kids não podem ser baixados devido ao pouco espaço. um cartão de memória de 32 GB é o suficiente? Aumentando a memória, o tablet para de travar?
    Obrigada

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Ola Pamela. Sempre depende de quantos vídeos (Play Kids ou não) irá baixar. Nas minhas contas aproximadas, 32GB podem armazenar cerca de 6 a 8 horas de vídeos em média qualidade.
      Em relação ao tablet travando, não. Mais espaço em disco raramente influencia na performance do equipamento.

      Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Não entendi a pergunta. O único jeito de adicionar espaço no seu dispositivo é comprando um cartão com capacidade maior. Ou claro, apagando arquivos, fotos e vídeos do seu cartão de memória atual.

      Responder
  54. Suzanna
    Suzanna says:

    Boa tarde!!!! Quero saber a comparação de um cartso de 8gb c um cartso de 128 gb comprei sanssung j2 c tv e queria aumentar a memoria e eles disseram que pode colocar 128 gb cartão

    Responder
  55. Alessandro Percivalli de Souza
    Alessandro Percivalli de Souza says:

    Boa Noite. tenho um “moto G 4 geração. Na especificação técnica diz que ele suporta até 32 gb de memória. Isso significa que se eu instalar um cartão de capacidade maior ele poderá dar algum problema de incompatibilidade? Digo isso porque já coloquei um cartão e 60 gb e passei minhas músicas pra lá, mas está dando erro de leitura. Queria saber se é problema de incompatibilidade do cartão ou se é outro coisa.

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      No geral, usar cartões maiores não causam problemas, mas não é garantido.
      No seu caso, pode sim ter sido uma problema de incompatibilidade. Sugiro que experimente outras marcas e veja se o problema persiste.

      Responder
  56. CRISTINA BARBOSA
    CRISTINA BARBOSA says:

    Boa noite! Meu ceular moto g 4g foi roubado, ele tinha cartao de memoria, meu celular tinha senha, desejo aber se o ladrao vai ver minhas fotos, tudo que tiver no cartao de momoria do meu celular?
    att,
    CRISTINA BARBOSA

    Responder
  57. Josué Francisco
    Josué Francisco says:

    Adquiri um Cartão SanDisk Extreme PRO, 128GB (micro SD) U3 XC I e instalei em meu Xperia Z3. Fiz a formatação do mesmo no próprio smartphone e toda a vez que eu faço filmes em alta resolução só consigo visualizar o filme no dia da filmagem. Após desligá-lo no dia e ligá-lo no dia seguinte para assistir o vídeo aparece a mensagem: “Não é possível reproduzir o vídeo”.
    Com um outro cartão, Classe 10, também era a mesma coisa.
    Alguém passou ou está passando por esse tipo de problema? Tem alguma dica?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Isso é normal. O Windows conta um Megabyte como 1024 bytes, e os fabricantes contam como 1000 bytes.
      32.000.000.000 bytes / (1024*1024*1024) = 29.8 Gigabytes
      A diferença do você me informou (28GB) certamente são arquivos necessários ao sistema.

      Responder
  58. tânia marques
    tânia marques says:

    Boa tarde , comprei um cartao de memoria (micro SDHC class 10 de 4GB) para o meu android ,no entanto quando coloquei no telemovel ele so me lê 3,70 GB é normal ou nao ?

    Responder
  59. Elizete
    Elizete says:

    Bom dia,

    Ja fui roubada e levaram meus celulares, agora eu estou comprando um celular, mais barato e com 8gb, e gostaria de um cartão pra usar como expansão de espaço para baixar aplicativos. Qual seria o melhor?

    Responder
  60. willian
    willian says:

    comprei um micros sd da kingston com as seguintes especificacoes; *Não compatíveis com dispositivos/leitores habilitados para microSD padrão; cartões microSDXC não são compatíveis com dispositivos/leitores habilitados para microSDHC.
    queria saber se pode ser compativel com o windowns phone

    Responder
  61. Aline
    Aline says:

    Olá Rafael comprei um cartão de memória de 8 gigas da scan disk coloquei no celular ele abre mais não mostra nada passei umas fotos, quando fui ver tinha apagado todas e estava vazio novamente ? O que eu faço vc pode me ajudar ??

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Aline. Não temos muito como ajudar apenas com essas informações. O melhor é formatar novamente o cartão, e tentar enviar as fotos para novamente. Isso deve resolver na maioria das situações.

      Responder
  62. maria ivete
    maria ivete says:

    Ola bom dia comprei um microsd 64 gigas classe dez sandisck mas quando coloco filmes nele nao abre baixo em 720 ou 1080p ja formatei vsrias vezes e nao funciona sera problema fo cartao estou fazendo isso do tablet galaxy tab 4

    Responder
  63. Karen
    Karen says:

    Olá, Rafael!! Parabéns pelo artigo. Tenho um S7 e comprei um Samsung Pro de 64Gb, que promete velocidades de gravação/leitura de 80(533x)/90Mb/s(600x), porém quando rodo os apps de teste, mesmo dando positivo para a legitimidade, a resposta é de 28 / 67Mb/s (nos dois cartões que comprei)… Você sabe me dizer se há limite de velocidade no celular? Fiquei muito frustrada, pois depois de ler sobre os cartões, aqui, quis um dos melhores para não ter problema, mas mesmo assim tive 🙁 – ofereceram pra trocar o produto, porém estou com medo de demorar pra ter o mesmo resultado…
    Muito obrigada!

    Responder
  64. Karen
    Karen says:

    Olá, Rafael!! Parabéns pelo artigo. Tenho um S7 e comprei um Samsung Pro de 64Gb, que promete velocidades de gravação/leitura de 80(533x)/90Mb/s(600x), porém quando rodo os apps de teste, mesmo dando positivo para a legitimidade, a resposta é de 28 / 67Mb/s (nos dois cartões que comprei)… Você sabe me dizer se há limite de velocidade no celular? Fiquei muito frustrada, pois depois de ler sobre os cartões, quis um dos melhores para não ter problema, mas mesmo assim tive 🙁 – ofereceram pra trocar o produto, porém estou com medo de demorar pra ter o mesmo resultado…
    Muito obrigada!

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Essas são velocidades teóricas máximas, e dependendo do aparelho, isso não será possível. Mesmo o S7 sendo um equipamento top de linha, não existe necessidade de velocidades tão altas assim no smartphone. Pode ficar tranquila, essas velocidades já estão mais do que o suficientes para qualquer uso que for fazer dele.

      Responder
  65. Bruno Delani
    Bruno Delani says:

    Parabéns Rafael! Continue assim meu amigo! você nos sanou muitas dúvidas e elucidou muitas coisas, continue sempre assim o mundo precisa disso, que Deus lhe abençoe! Fica com Deus!!!

    Responder
  66. Danilo
    Danilo says:

    Rafa, tenho um cartão de memoria scandisk classe 10 utilizo no meu celular moto x play, mas de repente, o cartão parou de funcionar, não consigo formatar nem no celular nem no computador, dar como protegido para gravação, sabe como posso destrava-lo e formata-lo? Mesmo com o programa SDFormatter 4.0 eu não consegui formatar!!

    Responder
  67. Andre luiz
    Andre luiz says:

    Olá Rafael tenho um samsung j5 e comprei um cartão de memória sandisk ultra de 32 GB classe 10, mas o cel inforna que o cartão é incompatível . Qual cartão devo comprar que seja compativel?

    Responder
  68. Bruno carneiro
    Bruno carneiro says:

    Oi acabei d comorar uma camera d mergulho fullhd coloquei um micro d 2gb e vi q o video e foto ficaram parece aqueles dos primeiros celulares uma qulidade menor q vga, será que é por causa d cartao d 2gb? Li que p gravar em fullhd tem q ter um class 10 de 16 ou 32gb…. pode acontecer isso a gravacao e foto ficarem em baixa resolucao pq o cartao é de 2gb? Qd eu trocar consigo gravar dm full? Existe isso? Pq qcho q minha maquina veio com defeito… ainda n testei c cartao classe 10 e 32gb.

    Responder
    • Ivan
      Ivan says:

      Bruno, eu não posso te responder se conhecer a câmera que está usando. O que posso dizer é que normalmente as câmeras tem opções diferentes de resolução. Você provavelmente pode configurar resoluções diferentes.
      De qualquer maneira, 2GB é muito pouco para gravar vídeo, precisaria de um cartão maior para gravar mais tempo (embora isto não influencie na qualidade)
      Dito tudo isso, um cartão de 2GB provavelmente é antigo e pode não ser rápido o suficiente.

      Responder
  69. Sonia
    Sonia says:

    Comprei um celular samsung J7 (SMJ700MDS) e não consigo passar aplicativos da memória interna para a externa(cartão microSD), sendo que ao ir nas configurações em outros modelos tinha a opção dos app par serem transferidos para memória externa(cartão microSD), pergunto a essa possibilidade de transferir esses apps para a memória externa(cartão microSD) me falaram que tinha que usar um cartão microSD de classe 10, mais é exatamente esse que tá no celular e não consigo? O Que fazer?

    Responder
  70. Joelmo Ávila
    Joelmo Ávila says:

    Olá, tenho um lenovo vibe k5 nas especificações dele diz que só posso utilizar cartões de até 32gb queria muito colocar um cartão com maior capacidade. Vi algumas pessoas nos comentários que tem moto g2 que também suporta até 32gb de memória externa com cartão de 128gb. Então, qual basicamente é o problema de se usar um cartão com capacidade maior que a especificação?

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      O primeiro ‘e que o fabricante garante que cartões ate 32GB irao funcionar. Significa que se você comprar um cartao maior e ele não funcionar, não poderá culpar o fabricante pelo erro.
      Alem disso, cartoes maiores são normalmente mais velozes. Mas considerado os limites do seu celular, provavelmente você não ira se beneficiar dessa velocidade extra.

      Responder
  71. ANTONIO CEZAR
    ANTONIO CEZAR says:

    BOA NOITE:
    Excelentes matérias, só estou com uma duvida tenho um SAMSUNG GALAXY ONE 7 e comprei um cartão de 32Giga só que ao copiar os arquivos do cartão antigo (4 Giga) para o novo 32 Giga, copia todos os arquivos só que no introduzir no celular ele não chega a aparecer 20% do que foi transferido do cartão antigo para o novo o que pode estar acontecendo, já testei em 02 Smartphone da mesma marca e nos dois aparecem a mesma coisa somente 20% do que foi copiado para ele, será que pode ser alguma configuração do Aparelho ou o que pode ser.

    Responder
  72. Douglas
    Douglas says:

    Olá comprei um cartão de 32 GB da SanDisk e no começo ele funcionou muito bem, mas depois de alguns dias de uso quando eu transferia arquivos da memória interna do meu tablet para a memória do cartão não dava problema nenhum na transferência, mas o arquivo não abria mais. Então depois de uns dias o meu tablet parou completamente de fazer a leitura dele. É como se não houvesse mais cartão algum nele. Você sabe o que aconteceu ou como resolver?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *