Redução de Ruído no Áudio com Software Gratuito

Muitas vezes quando gravamos áudio fora de um estúdio profissional a presença de ruídos é quase inevitável.

A boa notícia é que existem softwares gratuitos para ajudar na redução de ruído do seu áudio.

O Que Não é Possível Reduzir?

Em primeiro lugar é importante saber qual tipo de ruído você quer reduzir, por exemplo, não é possível reduzir o som de buzinas, bebês chorando ou cachorros latindo através de um software de redução de ruídos.

Neste caso o melhor resultado possível será apenas após um trabalho manual minucioso com a ajuda de softwares como o SpectraLayers Pro e Adobe Audition.

Mesmo assim o resultado só será satisfatório em casos muito específicos, se o ruído for recorrente é mais interessante regravar o vídeo .

Qual Ruído Consigo Reduzir?

É possível reduzir alguns ruídos constantes como um chiado de interferência, ventoinha do computador, ar-condicionado ou geladeira ligados. Para esse tipo de som é possível obter bons resultados através do plugin Reafir.

O Reafir faz parte de um pacote de plugins de um software chamado Reaper e a empresa que o produz acaba os distribuindo de maneira gratuita.

No site há vários outros plugins de áudio como compressores, delays, equalizadores e ao fazer o download todos são baixados, não apenas o Reafir.

 Como Instalar o Plugin

Após buscar por “download Reafir” é só escolher qual versão do software é compatível com seu sistema, há opções para Windows e MacOS de 32 e 64-bits.

Caso você tenha um computador mais novo provavelmente terá um sistema 64-bits, você pode baixar o arquivo para esse tipo de sistema e caso os plugins não apareçam no software, baixar a versão 32-bits.

Como Descubro Se Meu Sistema é 32 ou 64-bits?

Caso seja usuário Windows o caminho é rápido e fácil: clique com o botão direito do mouse em cima do ícone “Computador” e depois com o botão esquerdo em “Propriedades”, pronto!

Uma tela com informações sobre o computador será aberta e dentro do campo “Sistema” haverá a informação “Tipo de sistema” que informará se o seu sistema é de 32-bits ou 64-bits.

Caso possua um computador da Apple basta clicar no ícone da maçã e escolher “Sobre Este Mac”, no quadro aberto clique em “Relatório de Sistema…”, lá você saberá o nome do processador que possui, através disso você consegue saber seguindo essa tabela:

Intel Core Solo32 bits
Intel Core Duo32 bits
Intel Core 2 Duo64 bits
Intel Quad-Core Xeon64 bits
Dual-Core Intel Xeon64 bits
Quad-Core Intel Xeon64 bits
Core i364 bits
Core i564 bits
Core i764 bits

O restante da instalação é bem simples, só é necessário avançar todas as etapas.

Utilizando o Plugin

No vídeo utilizamos o software de edição Blackmagic DaVinci Resolve que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui, mas é possível utilizar outros softwares de edição.

Dentro do projeto você deve escolher o clipe que será utilizado, caso seja a primeira vez que abre o DaVinci Resolve provavelmente a janela “Toolbox” estará selecionada.

Na mesma aba dela estará a janela “Audio FX“, lá estarão os plugins que você acabou de instalar, agora é só clicar e arrastá-lo até sua linha de áudio.

 Configurando o Plugin

O próximo passo é configurar o plugin, para isso bastar clicar no seguinte botão:

editar reafir

Independentemente do software de edição utilizado, a janela para configurações do Reafir será sempre a mesma. O primeiro passo é mudar o “Modo” ou “Mode” para “Subtract”:

subtract

A maioria dos plugins de redução de ruído irão trabalhar da mesma forma, você terá de mostrá-lo o que é ruído para que ele possa saber o que reduzir ou eliminar.

Executando a Redução de Ruído

Para fazer isso você deve usar algum trecho do vídeo gravado onde apenas o ruído está presente, com o cursor sobre este trecho clicamos em “Automatically build noise profile“.

Com a opção ativada é só dar play no vídeo para que o trecho só com o ruído toque.

IMPORTANTE: Não continue tocando o vídeo após o início da sua fala ou de qualquer outro áudio que não seja o ruído. Isso fará com que o software interprete essa informação como ruído e o resultado não será o desejado.

Logo após a identificação é preciso tirar a seleção da opção “Automatically build noise profile” e o trabalho estará praticamente pronto, agora é só ajustar a intensidade da redução.

Ajustando a Intensidade

Um efeito colateral presente em praticamente todos os editores de áudio (profissionais ou gratuitos) é uma certa artificialidade na voz quando o ajuste é muito intenso.

Por isso é importante controlar a intensidade da redução de acordo com o resultado, para isso bastar segurar a tecla “Ctrl” e mover a linha de amostragem para cima ou para baixo.

Dessa forma você deve achar o ponto onde ele reduza o suficiente do seu ruído, mas não torne o áudio artificial. Refazendo os passos de maneira resumida: aplicar o plugin, obter uma amostra APENAS do ruído, aplicar a redução buscando eficiência sem artificialidade.

Depois disso seu processo de redução de ruído está completo! É só exportar o áudio como você faria normalmente.

 

 

5 respostas
  1. Eric
    Eric says:

    Hey! Muito bacana a proposta do plugin. Fiz a instalação, mas não consegui achar ele dentro do Premiere. Onde ele ficaria? Forte abraço =D

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Pode ser que precise indicar onde o Reafir está instalado no seu sistema. Faça isso no menu Preferences > Audio > Audio Plug-in Manager…
      Na parte “VST Plug-In Folders” confira se a pasta do Reafir está lá e o plugin está ativo lá.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *