Preciso Gravar o Áudio Separado?

O áudio é 50% do seu vídeo. Como você pode garantir que ele estará tão bom quanto sua imagem.

O áudio é um dos fatores que podem derrubar seu vídeo com muita facilidade. A maioria das pessoas se preocupa muito com a imagem que estão capturando e acabam esquecendo que um áudio ruim pode destruir qualquer vídeo. Gravar o áudio separado da imagem é um recurso que foi sempre usado no cinema depois da inserção do som nos filmes.

No caso deles o motivo principal é a qualidade de captação, com o áudio separado geralmente se usa um microfone de maior qualidade com um operador dedicado exclusivamente a capturar e checar em tempo real a qualidade de gravação dos diálogos. Você não precisa de tanto, mas será que é essencial sempre gravar o áudio separado? É o que você vai descobrir agora.

Sim, Sempre que Possível

A primeira resposta seria: sempre que possível, sim! E o motivo é que gravar o áudio separado da imagem faz com que você tenha dois equipamentos que podem se mover de maneira independente. Gravado com um único aparelho você irá enquadrar o que quer da maneira que deseja e isso fará seu microfone se afastar ou aproximar do objeto ou pessoa emitindo o som.

As câmeras vêm com microfones mais básicos e com uma configuração que não seria a ideal para captar uma pessoa falando com a melhor qualidade possível. O raio de captação do microfone de uma câmera é geralmente o que chamamos de omnidirecional, que é um microfone que capta o som de todos os lados de maneira quase uniforme e isso faz todo sentido, pois o fabricante leva em consideração que você não irá gravar seu áudio com o microfone muito perto ou apontado para a pessoa.

Microfones Embutidos da Panasonic Lumix GH4

Portanto,  sempre que tiver a oportunidade de gravar áudio e imagem separados, faça isso! Com um lapela você terá um microfone dedicado muito mais perto da boca de quem está falando e com um microfone direcional você poderá posicioná-lo da melhor forma possível, chegando mais próximo que a câmera também. Claro que não é para deixar de gravar seus vídeos por não ter um microfone, mais à frente vamos dar algumas dicas de como melhorar o áudio da sua câmera.

Quando Usar um Microfone Separado

Os fatores que influenciam na escolha de usar um microfone separado são vários, por exemplo, o ruído ao redor pode ser muito alto ou então o espaço pode gerar muito eco. Nestes casos é aconselhável que você use um microfone separado para captação, como um lapela ou direcional.

Microfone de Lapela Electro-Voice

Pense sempre nas proporções que sua voz atravessa até ser captada, gravando com o microfone da câmera você teria essa captação sendo feita a, por exemplo, dois metros de distância da sua boca. Quase a mesma proporção que as ondas sonoras tem de percorrer para bater na parede do seu quarto e retornarem.

Quando você opta por um lapela terá ele a alguns centímetros da sua boca, o que afeta bastante a proporção de captação. Além disso você pode usar um microfone direcional, que é um microfone com o raio de captação bem menor que um omnidirecional, assim você pode apontá-lo para sua boca e diminuir bastante o ruído externo que não interessa.

Dicas Para Melhorar Sua Captação

Se realmente contar com mais um microfone não é algo que você possa ter para gravar seu vídeos então há algumas maneiras de diminuir ruídos e melhorar seu áudio. Uma delas é “cercar” sua câmera com papelão ao redor, dessa forma bem menos áudio rebatido nas paredes atrás dela chega ao microfone e aquele efeito de eco diminui bastante.

Outra sugestão seria colocar mantas ou tecidos grossos que possam absorver um pouco do som e diminuir esse tipo de problema, alguns outros tipos de superfície também funcionam bem e mesmo móveis de madeira também ajudam a absorver parte das ondas.

Você também pode dublar seu vídeo depois de pronto, assim é possível colocar um celular bem próxima da boca enquanto fala e depois inserir a faixa de áudio na edição, embora o resultado geralmente seja bom, essa é uma tarefa que requer bastante treino e habilidade para quem nunca fez.

Ouça seu áudio no fone de ouvido

Lembre-se sempre de gravar um trechinho com seu microfone, celular ou mesmo câmera no lugar onde irá posicioná-lo e falando da mesma forma que fará no vídeo, depois disso ouça esse trecho e veja se tudo correu bem, se há algum ruído atrapalhando ou mesmo se você não está com o microfone muito próximo ou longe da sua boca. É melhor perceber estes erros com uma gravação de trinta segundos, do que apenas ao final do seu vídeo de vinte minutos.

Por último, você também pode capturar um pouco do ruído ambiente, para fazer isso ligue a câmera e deixa ela gravar alguns segundos do quarto onde será feita a gravação sem nenhum barulho. Em um software de edição, como o Adobe Premiere, você aplica o efeito “noise reduction” e usa aquele trecho sem fala como amostragem para que o software consiga reduzir um pouco ruídos de fundo do microfone da câmera.

Áudio bom sem mágica

Seja utilizando um microfone separado ou gravando direto na câmera, sempre há opções para capturar seu áudio da melhor maneira possível. O importante é saber quais usar de acordo com seus equipamentos e possibilidades. Só não se esqueça de um detalhe, bater uma palma dentro do quadro já com o áudio e vídeo rodando vai te ajudar muito na hora de sincronizar os dois arquivos separados sem a ajuda de algum software.


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo e receba atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes do blog VideoHero

Nada de spam, apenas conteúdos incríveis!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo