Posso usar a GoPro para os vídeos do meu canal?

A GoPro é uma câmera super compacta e que ficou bem popular nos últimos anos principalmente pelos vídeos de ação ou esportes radicais gravados com ela. Mas será que podemos usá-la para gravar outros tipos de vídeos, como por exemplo, vlogs e vídeos para canais do YouTube?

Você já viu algum skatista, ciclista ou mesmo motociclista passando com uma câmera grudada no capacete? Muito provavelmente aquela é uma GoPro. Ela entrega uma boa imagem a um preço bem razoável, além de ser bem resistente e bastante simples de operar.

Isso tudo a tornou uma escolha quase que unânime entre muitas pessoas na hora de comprar uma câmera. Mas nem tudo é perfeito: descubra se ela realmente é a escolha certa para os seus próximos vídeos.

ambiente_gopro

Como a Câmera foi Projetada

A GoPro foi projetada para atender exatamente ao tipo de vídeo que a consagrou, ou seja, vídeos de esportes radicais e ação em ambientes um pouco hostis para outras câmeras.

Desta forma, ao escolher a GoPro para gravar seus vídeos em um pequeno estúdio na sua casa ou para o seu canal de maneira geral, você estará incorporando este estilo de imagem aos seus vídeos, além de lidar com as limitações que ele pode oferecer.

camera

Caso Possa Escolha Outra Câmera

Uma das característica da GoPro é entregar uma imagem muito aberta, ou seja, ela tem um enorme campo de visão.

Isso é fundamental numa câmera de ação pois ajuda a mostrar melhor todo o ambiente, uma vez que ela estará presa em algum carro ou equipamento e onde não temos como controlar o enquadramento.

Um dos maiores problemas é a imagem extremamente distorcida.  Rostos ficam arredondados (e às vezes, muito engraçados) quando próximos à câmera. Elementos que deveriam ser retos (como postes e prédios) tornam-se curvas.

Enquanto completamente aceitáveis quando assistimos um esporte radical, essa distorção pode causar estranheza num vídeo de vendas, por exemplo.

Essa é uma característica da lente dessa câmera (e todas as outras câmeras similares). Além da distorção no cenário e no rosto, esse enorme campo de visão irá dificultar sua gravação, pois a câmera acaba mostrando tudo ao seu redor.

É diferente do seu celular, que têm um ângulo menor de captação. Você teria de organizar um espaço muito grande atrás de você e isso poderia gerar uma perda de tempo que não seria legal.

Ela também não é a câmera indicada para fazer um chromakey nos seus vídeos. O chromakey é aquele fundo verde ou azul utilizado para recortar a pessoa e inserir outras imagens no fundo dos seus vídeos.  Por causa de algumas características técnicas, a GoPro não entrega uma imagem fácil de recortar. Pelo contrário, provavelmente você terá um trabalhinho extra para deixar o recorte bem feito com ela, sem aquelas infames linhas verdes em volta das pessoas.

segunda_camera

Ótima Segunda Câmera

Apesar de não ser tão legal para gravação em estúdios, a GoPro pode funcionar como uma ótima segunda câmera!

Se você já tem uma para seus vídeos, ela certamente será uma ótima aquisição. Por ser muito compacta, você pode colocá-la em locais que sua câmera maior não chegaria tão facilmente.

Você pode, por exemplo, colocá-la no teto em um canto do estúdio para mostrá-lo quase que de forma completa. Poderá colocá-la no braço de um violão caso trabalhe com músicos! Um artista marcial prendeu a dele uma em cima de uma espada!  As possibilidades são inúmeras tornando ela uma excelente câmera para planos mais inusitados.

 gopro

A GoPro não gosta de estúdios

A GoPro é como se fosse uma pessoa que nasceu para esportes radicais: colocá-la em um estúdio só fará com que ela produza bem menos do que poderia. Apesar de ser uma ótima câmera, para fazer vídeos de marketing digital o ideal seria optar por outra devido às características que acabamos de citar.

Deixe uma outra câmera dedicada para seus vídeos de marketing digital ou do seu canal e escolha a GoPro para os seus momentos de lazer ou como segunda câmera.

Sem dúvida alguma você ficará muito feliz com os resultados dessa decisão.

Aaaa, e quase me esqueci de postar o link da GoPro caindo de um avião (e sobrevivendo intacta) como tinha prometido para alguns de vocês! Aí vai: GoPro cai de um avião direto num chiqueiro (YouTube)

Se você quer aprender muito mais sobre o assunto pode baixar nossa apostila gratuita com 60 páginas e não se esqueça de dar uma olhadinha em www.videoxpress.com.br

23 respostas
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Victor

      O efeito olho de peixe é apenas parte da distorção que estamos vendo. Enquanto é possível remover o efeito de olho de peixe usando o GoPro Studio (ou outros softwares de edição), a distorção dos rostos das pessoas não irá sair completamente. Isso porque essa distorção têm a ver com a proximidade da câmera ao assunto. Um rosto fotografado a 3 metros de distância é na maioria das vezes visualmente mais “agradável” do que um rosto fotografado a 50 centímetros de distância.

      Fotografado de uma distância maior, a face fica um pouco mais plana, com linhas mais definidas. Como é de conhecimento popular, as formas mais angulares são associadas às pessoas mais bonitas. Enquanto muitos vêem o assunto “beleza” com um certo tabu, até fútil, não podemos ignorar que muitas das decisões que tomamos são baseadas nesse aspecto.

      Responder
    • Edval Félix
      Edval Félix says:

      A GoPro hero 5 black veio com 5 opções de “lentes”: Super view, wide, medium, linear e Narrow. A Narrow seria aproximado a uma lente 40 mm e pode ser usada sem as distorções da “Fish eye”.

      Responder
      • Ivan
        Ivan says:

        Sim Edval, mas como você deixou implícito no seu comentário, as “lentes” na verdade são o equivalente ao zoom digital. Simplesmente a câmera está pegando a parte central do sensor e usando ela para o vídeo. Isso significa que está perdendo resolução do sensor para simular uma lente mais fechada

        Responder
  1. Marcelo
    Marcelo says:

    Ivan, muito legal esse vídeo, parabéns.

    Para transmitir um evento ao vivo pela internet, um culto de igreja, o que vc sugere em termos de custo x benefício?

    Exemplo: já me falaram de usar uma webcam com captação de som direto da mesa de som.

    E aí?
    Vc pode dá uma força?

    Responder
  2. Luiz Ernest Jr
    Luiz Ernest Jr says:

    Prezado Ivan,
    Acredito que se você desabilitar a função superview e reduzir a config o famoso view (olho de peixe) peculiar a gopro é retirado. Sugiro realizar mais testes na configuração e postar para nós o novo resultado.
    Muito legal o seu vídeo e valeu pelas dicas!!

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Ola Luiz

      O problema de fazer isso é que na verdade, a câmera está apenas pegando uma imagem menor do centro do sensor e ampliando para ocupar a tela inteira. Como pode imaginar, isso impacta negativamente a imagem. Enquanto é uma solução válida, não se compara à usar uma lente com uma menor ângulo de visão. Por isso ainda afirmamos que a GoPro não é o ideal para estúdios.

      Responder
  3. Bruno Brito Santos
    Bruno Brito Santos says:

    Ivan, estou criando uma empresa aqui em São Paulo para criar conteúdo de profissionais, empresários de sucesso, professores, escritores, esportistas etc.

    Vou criar um pequeno stúdio de gravação no escritório e gostaria de uma dica como criar este pequeno stúdio e que estes equipamentos sirvam para fazer takes externos caso seja necessário?

    PS – Estou querendo atualizar o meu blog qual é o tema e a plataforma que vc usa?

    Responder
  4. Rafael
    Rafael says:

    Boas Dicas Ivan! Ficou evidente a diferença de qualidade das câmeras, porém será que do lado de fora usando a luz do sol não ficaria melhor para a comparação ficar mais completa?

    Abraço!

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Sim, mas nesse caso, o estúdio tem uma boa quantidade de luz. A maior diferença então são as lentes, e nesse caso, não mudaria muito gravar numa cena externa. Faces ainda continuariam ficando esquisitas e deformadas.

      Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Flavio

      Não é recomendável usar outros modos além do WIDE nas GoPro. Isso porque os outros modos são um zoom digital: eles apenas ampliam o centro da imagem, reduzindo a qualidade deixando elas desfocadas e sem definição.

      Responder
  5. Thiago
    Thiago says:

    Olá, muito legal o Post, Rafael, tenho uma imobiliária e estou começando a estudar a respeito de gravação de vídeos para começar a produzir vídeos que gerem mais conversão em venda dos imóveis, neste caso, para filmar os ambientes internos de uma casa ou apartamento, indicaria uma câmera com grande angular como a GoPro ou acha que meu Iphone 7 da conta do recado? Poderia dar algumas dicas de acessórios para evitar a vibração da imagem ao caminhar filmando pelo imóvel? Devo fazer um vídeo único sem interrupções ou várias cenas com cada cômodo e usar efeitos de transição entre eles editando no Imovie do meu mac?

    Muito obrigado e parabéns pelo ótimo conteúdo de vocês…

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Um iPhone 7 está mais do que excelente para os vídeos. Coloque o iPhone num tripé, e faça apenas pequenos panoramas ou movimentos laterais com ele (talvez invista num slider). Não fique passeando com ele pela casa, é difícil enquadrar e estabilizar as imagens, raramente passando um visual profissional.
      Pare, escolha o melhor angulo, e faça pequenos movimentos mostrando o ambiente.

      Existem estabilizadores eletrônicos (como o MOVI), mas para esse tipo de filmagem, me parece um investimento desnecessário (a não ser que esteja vendendo casas de alto padrão).

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *