Microfone de Lapela Improvisado

Sabe como ter um microfone de lapela improvisado sem precisar gastar nada? O segredo pode estar aí no seu bolso.

Áudio é uma das coisas mais importantes na sua gravação, na verdade, ter um áudio de qualidade muitas vezes é mais importante que uma imagem boa.

Pense em uma ligação ruim, aquela onde você precisa se esforçar muito para conseguir entender o que a pessoa está falando. Quando isso acontece as pessoas em geral ficam irritadas, perdem o interesse ou foco no que está sendo dito.

Isso também ocorre com vídeos, porém quando falamos de vídeos online as pessoas podem simplesmente fechar a janela e partir para outro local com o mesmo conteúdo.

microfones profissionais

Em um estúdio profissional há vários microfones para situações diferentes, por exemplo, microfones de lapela com e sem fio, shotgun, bastão e estéreo. Microfones como estes podem custar de R$50 a até R$ 1500 dependendo do modelo.

conexoes camera e plJá na gravação de áudio temos duas possibilidades, a primeira é gravá-lo diretamente na câmera caso ela possibilite essa entrada ou então gravá-lo de maneira separada e unir ao vídeo no software de edição.

Mas existe uma forma de gravar seu áudio com qualidade e sem gastar nada. Para isso você vai precisar apenas do seu celular e o fone de ouvido que veio com ele.

Pois é, os fones de ouvido que vêm com o celular geralmente têm um microfone com qualidade muito boa e podem ser usados quando um lapela não estiver disponível.

Para fazer isso basta usar um clipe de papel para prender a parte de controle de fone à altura onde prenderia uma lapela, ou seja, a cerca de 20 cm de distância da boca. Escondendo o restante dos fios por baixo da camisa.

lapela

Fique atento a um buraquinho que existe em seu fone de ouvido, ele é o microfone e irá captar o áudio melhor caso esteja apontado para sua boca.

Dica: um celular antigo pode se tornar um ótimo gravador de aúdio.

celular gravando

Com o microfone conectado é só abrir o app de gravação e começar.

IMPORTANTE: Como sempre, quando gravamos dois sistemas de forma separada batemos palma antes e depois da gravação para facilitar o processo de sincronia do seu áudio com o vídeo no software de edição.

Claro que haverá diferença entre o microfone do celular e um lapela, mas comparado ao som captado pela câmera seu áudio ficará muito melhor com o microfone lapela improvisado.

Outra dica é utilizar o próprio microfone do celular, geralmente ele fica na parte de baixo do aparelho, então é só colocá-lo virado para cima no bolso de uma camisa e ele já estará na distância ideal para captação.

Caso ache necessário é possível cortar os fones e deixar só o microfone. Mas CUIDADO! Um microfone de lapela pode custar menos que os fones originais do seu celular, então pesquise e pense bastante antes de pegar a tesoura.

Caso queria aprender mais sobre microfones é só acessar nosso “Guia Definitivo de Microfonesclicando aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *