Melhor Filmadora por Menos de 2000 Reais

Essa é uma das perguntas mais comuns que recebemos: Qual é a melhor câmera filmadora de 2015?

A câmera que escolhemos, após diversos testes e comparações, foi a Canon VIXIA R500, que custa aproximadamente 199 dólares nos mercado americano.

Como limite de orçamento, tínhamos inicialmente colocado em R$1200, mas a alta do dólar nos obrigou a revisar esse valor. Abaixo disso, não encontramos nenhuma câmera que valeria a pena investir.

Não invista numa filmadora abaixo dos R$2000

dinheiro-no-lixoA explicação é que a maioria dos smartphones são capazes de gerar imagens tão boas ou mesmo melhores que câmeras abaixo desse preço.

Os smartphones recentes de empresas como Samsung, LG, Motorola, Sony e HTC são capazes de gravar vídeos em resolução UltraHD (4x mais pixels que imagens FullHD), criando imagens extremamente nítidas, ultrapassando a qualidade de muitas filmadoras.

Quer dicas para criar vídeos com seu smartphone?

Se não quiser investir numa filmadora agora e quer saber como fazer imagens incríveis com seu smartphone, baixe nossa apostila gratuita:

Baixar Apostila

Apostila-Videoxpress-Mockup

Se realmente precisa de uma filmadora de qualidade, continue lendo!

Porque você deveria confiar nesse artigo?

Nós, criadores do blog VideoHero, acumulamos juntos mais de 25 anos de experiência profissional com vídeo, desde produção, até finalização.

Em nossa carreira, já trabalhamos com dezenas de equipamentos diferentes, desde antiquíssimas câmeras analógicas que usavam fitas, até modernas e recentes câmeras 4K e 5K profissionais.

Vantagens de uma filmadora para um smartphone

Se já está levando a produção de vídeos a sério e quer investir numa boa câmera, uma filmadora têm diversas vantagens.

A maior delas é o Zoom Ótico, que é a capacidade de aproximar-se de um assunto sem mover a câmera. No caso dos smartphones, a lente é fixa, então não há como aumentar a imagem com qualidade.

O Zoom ótico permite aproximarmos a imagem sem perda de qualidade. O Zoom ótico permite aproximarmos a imagem sem perda de qualidade.

Alguns apps oferecem o recurso de zoom digital, mas nós desaconselhamos a usar esse recurso: a imagem perde muita nitidez, criando um vídeo borrado e sem definição.

Filmadoras também oferecem maior controle da imagem, principalmente as funções manuais como controle de exposição, abertura e ganho. Esses recursos são fundamentais para uma vídeo de qualidade, e não são todos smartphones que oferecem isso.

Outra vantagem é que na maioria das câmeras, o LCD gira 180 graus. Isso significa, que caso esteja gravando sozinho, pode virar o LCD para você e conferir exatamente como está ficando a gravação.

No caso de smartphones, se estiver gravando sozinho, terá que usar a câmera frontal, que normalmente têm qualidade muito inferior à câmera de trás do celular.

A maioria das filmadoras permitem girar o LCD 180 graus.

A maioria das filmadoras permitem girar o LCD 180 graus.

Em relação ao áudio, filmadoras estão a anos-luz do áudio de um smartphone. Não apenas em relação aos microfones internos, mas filmadores permitem conectar facilmente microfones externos sem a necessidade de adaptadores.

Se estiver gravando sem tripé, a maioria das câmeras filmadoras oferecem recursos de estabilização ótica. Enquanto smartphones oferecem estabilização digital de imagem, nem sempre esse recurso funciona de modo eficiente.

E por último, baterias e tempo de gravação: se for cobrir um evento, em que precisará gravar horas sem parar, filmadoras serão essenciais. Baterias de smartphones acabam rapidamente quando gravamos vídeos, bem diferente de filmadoras, que gravam por múltiplas horas sem a necessidade de recarga.

Está confuso entre dilmadora ou DSLR

Caso esteja tentando decidir entre uma filmadora ou uma câmera fotográfica DSLR, dê uma olhada no nosso vídeo comparando ambos os tipos de equipamento.

Qual a melhor câmera filmadora?

A nossa escolha é a Canon VIXIA HF R500. De vários modelos que comparamos, é a que têm melhor qualidade de imagem, áudio e recursos, e o mais importante, o melhor custo-benefício abaixo dos 500 dólares.

Entre algumas das características dela, destaques para a gravação FullHD a até 60 quadros por segundo, Zoom ótico de 32x com estabilização de imagem ótica e digitais e entrada para microfone externo.

Canon VIXIA R500Outra característica importante é que a Canon tem nos seus sensores e processadores digitais, uma das melhores ciência de cores entre os fabricantes atuais.

Na prática, isso permite que mesmo sob condições adversas de luz, como misturas de luz natural e artificiais, conseguir tons de pele realistas e cores fiéis.

Por fim, ela é muito pequena e ergonômica, ideal para longas gravações e facilmente transportável para qualquer lugar.

Nos EUA, a Canon VIXIA R500 é vendida por 199 dólares.

E as concorrentes?

Existem outros modelos nessa faixa de preço, como Sony HDR-CX240, Sony HDR-CX330 e Panasonic HC-V250.

Dentre elas, a VIXIA R500 tem o maior sensor e as imagens mais nítidas entre os modelos acima.

Além disso, uma diferença fundamental: nenhuma delas têm entrada para microfone externo, o que é fundamental para um vídeo de qualidade.

Panasonic HC-V250, grava em FullHD, mas não têm entrada para microfone

Panasonic HC-V250, grava em FullHD, mas não têm entrada para microfone

Quer mais recursos?

Com um orçamento um pouco maior, é possível adquirir a Canon VIXIA HF R52. Ela é praticamente idêntica à R500, mas existem algumas diferenças.

  • 32GB de memória interna
  • WiFi

Enquanto a memória extra não é exatamente um grande diferencial, a conexão WiFi é algo a ser levado em conta.

Com essa conexão, é possível controlar completamente a câmera através de um iPhone ou Android, fundamental se está gravando sozinho.

Além disso, o WiFi facilita enviar os vídeos para o computador ou mesmo para a Internet,

O ponto negativo é o preço: a diferença entre a R500 e a R52 são 100 dólares. Nos EUA, a R52 é vendida por 299 dólares.

A gente acha a diferença um pouco salgada para apenas esses 2 recursos, principalmente porque um cartão de memória custa entre 20 a 40 dólares.

Caso não precise do WiFi, realmente não vale a pena o investimento.

E a VIXIA R600?

Foi lançada agora esse mês de março as câmeras VIXIA R600 e a R62. Infelizmente, os upgrades não valem a pena na nossa opinião.

Praticamente é a mesma câmera, mesmo sensor, mesma lente, apenas com uma bateria um pouco melhor e conectividade NFC.

Vixia R600

O Canon VIXIA R600 é praticamente idêntica ao modelo R500. Ambas podem ser compradas nas cores branca ou preta. 

Por 100 dólares de diferença entre os modelos R500 e R52, certamente é difícil justificar essa aquisição.

Onde comprar?

Nossos alunos dos nossos 2 cursos, VideoHero e VideoXpress estavam com bastante dificuldade de encontrar essa câmera no Brasil.

Checamos diversos sites como Submarino, Americanas, Ponto Frio, Casas Bahia, FNAC, Ricardo Eletro e infelizmente nenhuma loja têm.

As únicas câmeras filmadoras que encontramos são muito ruins, modelos ultrapassados no mercado americano.

Particularmente achamos um desrespeito ao consumidor brasileiro, principalmente ao assumir que estaremos satisfeitos com sucata e com preços exorbitantes.

Nossa sugestão é comprar na BHPhoto e Video

Essa é uma das mais respeitadas lojas não apenas nos EUA, mas conhecida mundialmente pela gigantesca oferta de equipamentos e opções.

A melhor parte é que eles entregam no Brasil, inclusive com impostos e fretes calculados para o cada um dos estados.

Esse é um dos melhores jeitos de comprar equipamento de ultima geração, além dos descontos e promoções recorrentes que são muito bons (diferentes das promoções no Brasil, que são apenas enganações).

Por fim, eles oferecem o site em Português, e caso tenha alguma dúvida, mesmo a loja sendo nos EUA, oferecem atendimento telefônico também em Português.

Aqui o link do BHPhoto&Video em Português.

Câmera não é tudo

Como já comentamos, não basta ter uma câmera excelente: uma boa técnica é fundamental para aproveitar o máximo dela.

Caso queria aprender dicas para criar vídeos cada vez melhores, assine nosso canal do YouTube. Lá postamos semanalmente matérias práticas para você melhorar suas habilidades cinematográficas.

Acesse http://youtube.com/c/VideoheroBrasil e assine nosso canal!

59 respostas
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Antonio, para filmar com baixíssima, o melhor modelo atualmente é a Sony A7s. Outro modelo que têm excelente performance, consideravelmente mais barata é a Nikon D3300 (têm uma excelente performance para fotos, não tão boa performance para vídeos).

      Infelizmente, a performance em baixa luz é uma das coisas mais caras em uma câmera: afinal, luz é fundamentalmente tudo que ela precisa para gerar uma boa imagem.

      Responder
        • Rafael Perez
          Rafael Perez says:

          Depende da situação. Vale lembrar que gravar à noite não é sinônimo de gravar sem iluminação adequada.
          De todo modo, uma câmera que performa de modo excelente sob condições de baixa iluminação é a Sony A7s. Como deve imaginar, é uma câmera com um preço elevado. Uma alternativa mais economica é adquirir um equipamento adequado de iluminação.

          Responder
  1. ecilda jeronimo ribeiro
    ecilda jeronimo ribeiro says:

    Parabéns pelo video e informações nele contidas, muito bom mesmo.
    Quero comprar uma filmadora para filmes caseiros (passeios e viagens em família). Gostaria de saber se a filmadora da sony Action Cam AS200V com wifi e gps, é uma boa escolha. Aqui no Brasil está custando 2000.00.Aguardo resposta.Obrigada!

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Vinicius

      Todas as filmadoras são capazes de filmar skates, eles não ficam invisíveis dependendo da câmera! 😉 Em relação à ser ótima e barata, o melhor é começar o seu smartphone.

      Responder
  2. Winer Augusto da Fonseca
    Winer Augusto da Fonseca says:

    Parabéns pelas informações que são esclarecedoras, eu tenho um blog de esportes radicais e gostaria de começar a cobrir os eventos através de streaming, porém, não consigo saber como posso idealizar isso pelos equipamentos necessários. Imagino três câmeras ao longo da pista (evento Pro Teutônia no RS) e um notebook. Vocês da Videohero tem uma apostila com esse tema?

    Desde já agradeço pela atenção

    Responder
  3. Carlos
    Carlos says:

    Adorei a matéria! Me ajudou bastante na tomada de decisão. Por ter entrada para microfone externo e outras vantagens, optei pela vixia 600 e não me arrependi!! Um abraço a todos

    Responder
  4. Anselmo Döll
    Anselmo Döll says:

    Uso a Canon 5D Mark III com lentes do tipo L e Go Pro 4 Black. Isso me dá uma qualidade fantástica, mas tem momentos que gostaria ter algo mais prático e que também desse bom resultado final. Gostaria de adquirir um equipamento que fosse em torno de uns 3 mil reais no Brasil. O que me aconselha? Super grato e parabéns pelo conteúdo.

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Ansemo Doll, nessa faixa de preço, realmente não sabemos o que recomendar. A câmera Panasonic LX 100 provavelmente é uma das melhores escolhas abaixo dos 1000 dólares, gravando 4K e oferecendo uma imagem inacreditável pelo preço.

      Responder
  5. Maria Lucia
    Maria Lucia says:

    Bom dia, obrigada pelas dicas. Qual o microfone externo que eu preciso para ela? Preciso para fazer videos de entrevistas para meu canal.
    Obrigada!

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Olá Maria, use um microfone de lapela.
      Aqui vão as nossas recomendações:

      BOYA BY M1: Bom preço, marca chinesa, pode ser encontrado na AliXpress. Têm versões para smartphones (Android e iPhone) e outra versão para gravadores/câmeras.

      Audio-Technica ATR 3350IS – Um pouco mais caro que o BOYA, mas inclui um adaptador para ser usado em smartphones. Tem um pouco de ruído, mas encontra-se no mercado nacional. Normalmente têm para pronta entrega no MercadoLivre.

      Micronic Lavalier – Pode ser encontrado no eBay (vendedor micronic007). Boa qualidade e pode ser adquirido com cabos maiores, de 3 a 10 metros. Excelente para ligar diretamente o microfone diretamente à câmera.

      Responder
      • Marcelo
        Marcelo says:

        Comprei o microfone de lapela boya by m1 , pluguei na HF R600 E não funcionou.
        O som ficou muito baixo. sera alguma configuração ? amigos ?

        Responder
  6. Fabiano Nunes
    Fabiano Nunes says:

    Olá, Rafael.
    Primeiramente parabéns pela matéria.

    Bem, estou procurando uma câmera para gravar shows a noite, ou seja, uma câmera que filme bem em ambiente de bastante luz artificial (luz de show). Qual melhor filmadora para esse tipo de filmagem com preços até R$ 2.000,00 a no máximo R$ 2.500,00?

    Desde já, meus agradecimentos.

    Nota: já me inscrevi no teu canal no YouTube.

    Abraço

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      O melhor é adquirir uma câmera DSLR. Os sensores maiores dessas câmeras ajudam em situações de pouca iluminação.
      Nessa faixa de preço, é possível encontrar os modelos da Canon como T4i e T5i.

      Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Imagino que, quando diz cinelook, está se referindo particularmente ao controle de profundidade de campo (fundo desfocado). A resposta nesse caso é não.
      Isso depende do tamanho do sensor da câmera, que nesse caso, é bastante pequeno para gerar esse efeito.

      Nesse caso, precisa de uma câmera DSLR ou Mirrorless. Nossa recomendação são as câmeras da Panasonic, como a LX100 ou FX1000. Sabemos que a Canon T5i é extremamente popular e mais fácil de encontrar, mas a qualidade do vídeo da Canon não se compara aos modelos da Panasonic que mencionei.

      S

      Responder
  7. RENEE RICARDO
    RENEE RICARDO says:

    olá, seguindo a recomendaçaão de vocês, comprei a canon vixia hf R600, mas fiz uma pesquisa no goougle e não conseguir ver um modo de conseguir baixar o manual dela em portugues: tem como me ajudar? ou então: tem algum vídeo no youtube que ensina como usar essa câmera? Aguardo! se quiser me responder através do meu e-amil: dolanaza70@hotmail.com

    Responder
  8. André
    André says:

    Olá, ainda nesse momento a vixia r600 seria a mais vantajosa ou já surgiram outras? Na verdade gostaria da mais barata e com o melhor custo benefício.. Obrigado

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Ainda é e melhor escolha. Existe o modelo novo, a R700, mas na prática, não mudou nada.
      Caso encontre o modelo mais novo (ainda incomum no Brasil), então obviamente ela é uma melhor escolha.

      Responder
  9. Felipe
    Felipe says:

    Parabéns pelo post.Foram ótimos conselhos!
    Eu tenho uma dúvida pertinente ao esporte que pratico. Sou tenista e quero gravar minhas partidas que duram em média 3 horas ininterruptas. A filmadora VIXIA R500 continua sendo a melhor opção ou você recomenda outra?
    Abraço

    Responder
  10. sheila carvalho
    sheila carvalho says:

    Olá Rafael, obrigada pelo post. Estou procurando uma filmadora para melhorar a forma como gravo os vídeos de minha filha para seu canal no youtube. Minha necessidade é realmente de uma handy cam pois a câmera que tenho é pesada e a empunhadura acaba cansando quando preciso fazer vlogs externos e principalmente em ambientes barulhentos. Como ela é criança, a ideia é colocar um lapela sem fio nela e plugar na camera pois não tenho a prática de juntar audio e video na edição e tudo o que eu preciso é otimizar o tempo também, então pensei justamente em uma camera com entrada de mic externo para me ajudar nessa parte pois fica horrível ela tentando gritar para a camera captar a voz dela nos ambientes ruidosos e shows… Comprei também um iluminador de led portátil (300) para aquela entrada do flash da camera pois quando estamos em ambientes menos iluminados dá uma boa ajuda. Pensando em todo esse contexto, qual microfone sem fio de lapela, qual de mão também para eventos como entrevistas e como fixar o iluminador de led usando essa camera (que pelo que vi agora devo comprar o modelo 700 por ser o mais atual, confere?) você me aconselha. Agradeço muito pela ajuda e parabéns pelo ótimo post. Sheila

    Responder
    • Ivan
      Ivan says:

      Oi Sheila, muito bacana o canal da sua filha.
      O modelo 700 não melhorou muito em relação ao 600. Se o 600 estiver mais barato pode comprar.
      Eu uso um sistema sem fio da AudioTechnica chamado System 10. Ele tem a melhor relação custo/benefício de microfones sem fio.
      Juntar áudio e vídeo na edição é um processo extremamente simples, nós ensinamos nos nossos cursos VideoXpress e VideoHero.

      Responder
  11. Julio Cesar
    Julio Cesar says:

    Olá, trabalhamos com evento social e comercial (fotos) e gostaria de entrar no ramo de filmagem e tenho umas dúvidas. 1* vejo que muita gente usa cânon em eventos e não filmadora, porque usar máquina fotográfica ao invés de filmadora profissionais? 2* Gostaria de comprar a sony hxr nx3 e como muita gente usa máquina cânon, não sei qual usar. Qual seria melhor para o meu caso tanto para eventos de dia e a noite? Obrigado

    Responder
    • Ivan
      Ivan says:

      Julio, as DSLR (máquina fotográficas) geram uma imagem bacana por que têm um sensor muito grande. Também por causa do tamanho do sensor, elas são mais sensíveis quando a luz é pouca.
      Dito isso, eu prefiro filmar eventos com uma filmadora. A NX3 é uma tremenda câmera profissional que não vai te deixar na mão nunca. É muito mais versátil que uma DSLR.

      Responder
  12. Perassoli
    Perassoli says:

    Preciso de uma filmadora que tenha entrada externa para microfone, e, que eu possa capturar os vídeos direto no computador, com placa de captura ou na entrada USB, a sony tinha um modelo ou ainda tem (sony-hdr-xr260) que fazia tudo isso e ainda tinha um HD Interno de 260 gigas tenho uma câmera assim mas, parece que não fabricam mais e não sei se fabricam outro modelo com estas características. Voce me informe se existe alguma como eu expliquei…Eu uso placa de captura e edito AO VIVO com ate 16 câmeras…em um editor todo digital (igual mesa de corte) tem diversos, mas tenho um que gosto VJ Director e funciona bem. Pode seu uma câmera com valor de menos de 2000,00 pois gravo em um studio com boa iluminação.

    Perassoli

    Responder
  13. Renato Bertin
    Renato Bertin says:

    Boa noite, Rafael.

    Não sei se minha pergunta foi respondida. Não achei-a neste local. Perguntei como posso obter o manual em português da Canon Vixia HF r 700, que adquiri o Paraguai.

    Obrigado

    Renato.

    Responder
  14. Soeli
    Soeli says:

    Olá,
    Eu encontrei esse modelo de filmadora no mercado livre (vendida como produto novo).
    Gostaria de saber se vocês recomendam comprá-la no mercado livre?
    Aguardo a resposta.
    Obrigada

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Soeli, o Mercado Livre é composto por milhares de diferentes vendedores. Então não temos como falar se a compra será segura ou não. O importante é seguir as instruções do site, ficar de olhos nos reviews, procurar pelos mais confiáveis e tirar todas as suas dúvidas antes de clicar o botão de comprar. Tomar as precauções necessárias certamente irá minimizar as frustrações e evitar grande parte dos vendedores de má-fé ou impostores.

      Responder
  15. Fabricio Monteiro
    Fabricio Monteiro says:

    Bom dia! Na Canon 32GB VIXIA HF R72 Full HD Camcorder existe entrada para microfone com alimentação de energia pela câmera? ?

    Responder
  16. Flávio
    Flávio says:

    Olá, comprei a Canon VIXIA R700 e o microfone de lapela sem-fio MS115-CLI TSI Microfones. Não consegui fazer o microfone funcionar corretamente de jeito nenhum. O áudio fica muito baixo. Alguém sabe se tem alguma configuração na câmera que precisa ser alterada para o microfone externo funcionar? Já li e reli o manual e não encontrei nada. Obrigado pela ajuda.

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Eu não conheço especificamente esse microfone, mas pelo que comentou, vale lembrar que as câmeras VIXIA não fornecem alimentação para microfones.
      Se o seu microfone não tiver baterias/pilhas próprias, isso pode ser a causa do problema.

      Responder
  17. Almir Júnior
    Almir Júnior says:

    Olá, gostaria de saber se você recomenda a aquisição da vixia hf r700? Ela segue a mesma linha da r500? Ou seja, ela é tão boa quanto, ou perde em qualidade?

    No meu caso, quero fazer clipes de músicas, quero uma qualidade boa, mas não precisa ser a melhor por enquanto, então, acha que a vixia hf r700 serve para isso, ou é melhor comprar uma canon t5?

    Fico no Aguardo, obrigado pela atençao.

    Att.
    Almir

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      A R500 e R700 são praticamente a mesma câmera. Usam o mesmo sensor e mesma lente, então produzem imagens virtualmente identicas. Algumas ajustes no menu e bateria, mas nada que faça uma grande diferença.

      Para clipes de música, provavelmente irá querer um visual mais “cinemático”, com fundo desfocado. A R700 não fará isso, mas a Canon T5i sim.

      Responder
  18. JOSIEL EDUARDO RIBEIRO
    JOSIEL EDUARDO RIBEIRO says:

    Oi ,comprei uma VIXIA R700 e um microfone Lapela com cabo, a entrada deu certinho,entrada P2,porem nao grava o audio. a imagem é muito boa e tal.vcs sabem o motivo de nao gravar o audio com lapela?

    Responder
  19. Anonima
    Anonima says:

    Olá! Eu tenho que fazer um trabalho escolar e no caso, teríamos que gravar de noite, mas com a intenção de deixar escuro, mas com que apareça os personagens e um pouco do cenário! Não temos orçamento, ou seja, não temos muito dinheiro pra comprar. Qual filmadora você me aconselha? Lembrando que tem que ser o mais barato possível!

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Recomendamos uma DSLR nesse caso, e nao uma camcorder. Uma Canon 4Ti ou 5Ti será o ideal.
      Vale lembrar que, muita gente pensa que para gravar à noite, significa gravar com pouca luz. As cameras enxergam diferente de nos, e para criar videos aceitáveis (mesmo se quiser um visual noturno), precisa de uma iluminação adequada. Sobre as dicas de iluminação, estamos organizando um congresso online semana que vem que pode ser do seu interesse: http://www.cinemasters.com.br

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *