Melhor Filmadora por Menos de 2000 Reais

Essa é uma das perguntas mais comuns que recebemos: Qual é a melhor câmera filmadora de 2015?

A câmera que escolhemos, apó...

rsos testes e comparações, foi a Canon VIXIA R500, que custa aproximadamente 199 dólares nos mercado americano.

Como limite de orçamento, tínhamos inicialmente colocado em R$1200, mas a alta do dólar nos obrigou a revisar esse valor. Abaixo disso, não encontramos nenhuma câmera que valeria a pena investir.

Não invista numa filmadora abaixo dos R$2000

A explicação é que a maioria dos smartphones são capazes de gerar imagens tão boas ou mesmo melhores que câmeras abaixo desse preço.

Os smartphones recentes de empresas como Samsung, LG, Motorola, Sony e HTC são capazes de gravar vídeos em resolução UltraHD (4x mais pixels que imagens FullHD), criando imagens extremamente nítidas, ultrapassando a qualidade de muitas filmadoras.

Quer dicas para criar vídeos com seu smartphone?

Se não quiser investir numa filmadora agora e quer saber como fazer imagens incríveis com seu smartphone, baixe nossa apostila gratuita:

Apostila-Videoxpress-Mockup

Se realmente precisa de uma filmadora de qualidade, continue lendo!

Porque você deveria confiar nesse artigo?

Nós, criadores do blog VideoHero, acumulamos juntos mais de 25 anos de experiência profissional com vídeo, desde produção, até finalização.

Em nossa carreira, já trabalhamos com dezenas de equipamentos diferentes, desde antiquíssimas câmeras analógicas que usavam fitas, até modernas e recentes câmeras 4K e 5K profissionais.

Vantagens de uma filmadora para um smartphone

Se já está levando a produção de vídeos a sério e quer investir numa boa câmera, uma filmadora têm diversas vantagens.

A maior delas é o Zoom Ótico, que é a capacidade de aproximar-se de um assunto sem mover a câmera. No caso dos smartphones, a lente é fixa, então não há como aumentar a imagem com qualidade.

O Zoom ótico permite aproximarmos a imagem sem perda de qualidade. O Zoom ótico permite aproximarmos a imagem sem perda de qualidade.

Alguns apps oferecem o recurso de zoom digital, mas nós desaconselhamos a usar esse recurso: a imagem perde muita nitidez, criando um vídeo borrado e sem definição.

Filmadoras também oferecem maior controle da imagem, principalmente as funções manuais como controle de exposição, abertura e ganho. Esses recursos são fundamentais para uma vídeo de qualidade, e não são todos smartphones que oferecem isso.

Outra vantagem é que na maioria das câmeras, o LCD gira 180 graus. Isso significa, que caso esteja gravando sozinho, pode virar o LCD para você e conferir exatamente como está ficando a gravação.

No caso de smartphones, se estiver gravando sozinho, terá que usar a câmera frontal, que normalmente têm qualidade muito inferior à câmera de trás do celular.

A maioria das filmadoras permitem girar o LCD 180 graus.

A maioria das filmadoras permitem girar o LCD 180 graus.

Em relação ao áudio, filmadoras estão a anos-luz do áudio de um smartphone. Não apenas em relação aos microfones internos, mas filmadores permitem conectar facilmente microfones externos sem a necessidade de adaptadores.

Se estiver gravando sem tripé, a maioria das câmeras filmadoras oferecem recursos de estabilização ótica. Enquanto smartphones oferecem estabilização digital de imagem, nem sempre esse recurso funciona de modo eficiente.

E por último, baterias e tempo de gravação: se for cobrir um evento, em que precisará gravar horas sem parar, filmadoras serão essenciais. Baterias de smartphones acabam rapidamente quando gravamos vídeos, bem diferente de filmadoras, que gravam por múltiplas horas sem a necessidade de recarga.

Está confuso entre dilmadora ou DSLR

Caso esteja tentando decidir entre uma filmadora ou uma câmera fotográfica DSLR, dê uma olhada no nosso vídeo comparando ambos os tipos de equipamento.

Qual a melhor câmera filmadora?

A nossa escolha é a Canon VIXIA HF R500. De vários modelos que comparamos, é a que têm melhor qualidade de imagem, áudio e recursos, e o mais importante, o melhor custo-benefício abaixo dos 500 dólares.

Entre algumas das características dela, destaques para a gravação FullHD a até 60 quadros por segundo, Zoom ótico de 32x com estabilização de imagem ótica e digitais e entrada para microfone externo.

Canon VIXIA R500

Na prática, isso permite que mesmo sob condições adversas de luz, como misturas de luz natural e artificiais, conseguir tons de pele realistas e cores fiéis.

Por fim, ela é muito pequena e ergonômica, ideal para longas gravações e facilmente transportável para qualquer lugar.

Nos EUA, a Canon VIXIA R500 é vendida por 199 dólares.

E as concorrentes?

Existem outros modelos nessa faixa de preço, como Sony HDR-CX240, Sony HDR-CX330 e Panasonic HC-V250.

Dentre elas, a VIXIA R500 tem o maior sensor e as imagens mais nítidas entre os modelos acima.

Além disso, uma diferença fundamental: nenhuma delas têm entrada para microfone externo, o que é fundamental para um vídeo de qualidade.

Panasonic HC-V250, grava em FullHD, mas não têm entrada para microfone

Panasonic HC-V250, grava em FullHD, mas não têm entrada para microfone

Quer mais recursos?

Com um orçamento um pouco maior, é possível adquirir a Canon VIXIA HF R52. Ela é praticamente idêntica à R500, mas existem algumas diferenças.

  • 32GB de memória interna
  • WiFi

Enquanto a memória extra não é exatamente um grande diferencial, a conexão WiFi é algo a ser levado em conta.

Com essa conexão, é possível controlar completamente a câmera através de um iPhone ou Android, fundamental se está gravando sozinho.

Além disso, o WiFi facilita enviar os vídeos para o computador ou mesmo para a Internet,

O ponto negativo é o preço: a diferença entre a R500 e a R52 são 100 dólares. Nos EUA, a R52 é vendida por 299 dólares.

A gente acha a diferença um pouco salgada para apenas esses 2 recursos, principalmente porque um cartão de memória custa entre 20 a 40 dólares.

Caso não precise do WiFi, realmente não vale a pena o investimento.

E a VIXIA R600?

Foi lançada agora esse mês de março as câmeras VIXIA R600 e a R62. Infelizmente, os upgrades não valem a pena na nossa opinião.

Praticamente é a mesma câmera, mesmo sensor, mesma lente, apenas com uma bateria um pouco melhor e conectividade NFC.

Vixia R600

O Canon VIXIA R600 é praticamente idêntica ao modelo R500. Ambas podem ser compradas nas cores branca ou preta. 

Por 100 dólares de diferença entre os modelos R500 e R52, certamente é difícil justificar essa aquisição.

Onde comprar?

Nossos alunos dos nossos 2 cursos, VideoHero e VideoXpress estavam com bastante dificuldade de encontrar essa câmera no Brasil.

Checamos diversos sites como Submarino, Americanas, Ponto Frio, Casas Bahia, FNAC, Ricardo Eletro e infelizmente nenhuma loja têm.

As únicas câmeras filmadoras que encontramos são muito ruins, modelos ultrapassados no mercado americano.

Particularmente achamos um desrespeito ao consumidor brasileiro, principalmente ao assumir que estaremos satisfeitos com sucata e com preços exorbitantes.

Nossa sugestão é comprar na BHPhoto e Video

Essa é uma das mais respeitadas lojas não apenas nos EUA, mas conhecida mundialmente pela gigantesca oferta de equipamentos e opções.

A melhor parte é que eles entregam no Brasil, inclusive com impostos e fretes calculados para o cada um dos estados.

Esse é um dos melhores jeitos de comprar equipamento de ultima geração, além dos descontos e promoções recorrentes que são muito bons (diferentes das promoções no Brasil, que são apenas enganações).

Por fim, eles oferecem o site em Português, e caso tenha alguma dúvida, mesmo a loja sendo nos EUA, oferecem atendimento telefônico também em Português.

Aqui o link do BHPhoto&Video em Português.

Câmera não é tudo

Como já comentamos, não basta ter uma câmera excelente: uma boa técnica é fundamental para aproveitar o máximo dela.

Caso queria aprender dicas para criar vídeos cada vez melhores, assine nosso canal do YouTube. Lá postamos semanalmente matérias práticas para você melhorar suas habilidades cinematográficas.

Acesse http://youtube.com/c/VideoheroBrasil e assine nosso canal!


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo e receba atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes do blog VideoHero

Nada de spam, apenas conteúdos incríveis!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo