Gravando Áudio de Qualidade para o seu Vídeo

Quando alguém assiste ao seu vídeo é importante que a pessoa não só entenda todas as palavras que você diz. Mas que seu áudio seja agradável de se ouvir, sem ecos, chiados ou ruídos ao fundo.

Gravar áudio de qualidade não precisa ser um bicho de sete cabeças. Em primeiro lugar, não importa se você possui uma camcorder, DSLR ou mesmo um celular, sua câmera ou aparelho terá um microfone. Mas eles são feitos para captar sons ambiente e não necessariamente voz.

Em termos técnicos eles são chamados de omnidirecionais e por isso ao colocar a câmera a uma certa distância para a gravação sua voz começará a “brigar” com o som ambiente, pois todos atingem um nível parecido na captação do microfone.

A ideia é sempre tê-lo próximo à boca de quem está falando, essa é a maneira mais eficiente de eliminar ruídos externos. Quais a opções para trazer o microfone perto da pessoa que está sendo gravada?

Opções para Aproximar o Microfone

Primeira: é possível ligar o microfone à câmera e gravar o áudio diretamente nela.

Segunda: podemos usar um microfone sem fio que transmite o som de um transmissor para um receptor na câmera.

Terceira: conectar o microfone a um gravador de áudio.

Nas duas primeiras opções o áudio será gravado em conjunto com o vídeo, enquanto na terceira ele  será gravado de maneira separada. Embora pareça complicado, na verdade a terceira opção é bem fácil de ser executada e adiciona apenas mais um passo ao processo.

Pontos Fracos das Opções

Muitas câmeras DSLR, especialmente as da marca Canon, entregam uma imagem de altíssima qualidade, mas o áudio delas deixa a desejar. Como o pré-amplificador destas câmeras não é tão bom, o som acaba ficando com muito chiado e distorção.

Além disso, ao usar um lapela conectado à câmera será necessário um microfone com cabo muito longo, cabos longos e sinais fracos como os de microfones não combinam e o resultado são muitos ruídos e interferências.

Por último, um grande cabo cortando o ambiente pode tornar bem mais fácil que alguém se enrosque nele e acabe derrubando e danificando a câmera.

sony com XRLDICA: Essas informações não se aplicam no caso de câmeras profissionais que possuem entradas XLR.

Essas conexões conseguem evitar praticamente qualquer interferência e a chance da câmera possuir uma entrada desse tipo e pré-amplificador de baixa qualidade é quase nula.

Microfone Sem Fio

lapela sem fio dois

O microfone sem fio pode ser tentador por resolver, como o próprio nome diz, o problema do fio, além de também resolver o problema do amplificador. Mas infelizmente um sistema sem fio de qualidade começa com preços em torno de R$ 1500. Já os modelos mais baratos não compensam na relação custo-benefício.

A maioria dos microfones sem fio transmitem sinal analógico UHF, que pode acabar sendo alvo de interferência com outros sinais durante a transmissão. Já o sistema com transmissão digital resolve este problema, caso esteja interessado em adquirir, sugerimos o AudioTechnica System 10.

Gravador

gravadores

Para obter um áudio de qualidade e sem gastar muito, o gravador de som deve ser o primeiro investimento, com ele encurtamos o fio entre gravador e microfone, o que minimiza chances de interferência.

Além disso, os pré-amplificadores de marcas como Zoom, Sony e Tascam são muito bons. O que irá garantir a qualidade do seu áudio. Por fim, os gravadores conseguem gerar arquivos de áudio sem compressão, o que ajuda muito no processo de edição deles.

Áudio Junto ou Separado

Quando gravamos com os lapelas, seja com fio ou não, o áudio fará parte do arquivo de vídeo de maneira automática. Já quando utilizamos o gravador teremos arquivos separados para áudio e vídeo.

Neste caso basta apenas adicionar a etapa de sincronizar áudio e vídeo antes de iniciar a edição dentro do software. Hoje em dia editores de vídeo como o Premiere, Final Cut e DaVinci Resolve já fazem a sincronia automática.

A exceção é a versão atual do Sony Vegas que não faz a sincronia, mas existe um plug-in chamado “PluralEyes” que faz o trabalho. Embora o procedimento seja muito simples e a automatização dos softwares apenas um capricho dos fabricantes.

 

6 respostas
  1. José
    José says:

    Parabéns pela qualidade do material de vocês.

    Eu tou com um problema de áudio e não sei a quem recorrer. Uso uma Gopro Hero4 Silver com adaptador de áudio original com o microfone Sony EMC-CS3 de lapela. O som é perfeito, mas quando uso com a ventosa original no vidro dentro do carro e faço gravação em movimento, o audio fica mais baixo e com ruidos como se fosse um mal contato. Impossível alguém prestar atenção no que eu falo com os ruidos. Vocês tem alguma solução? Abraço.

    Responder
  2. Rosa
    Rosa says:

    Boa noite, Ivan. Tenho um gravador digital Sony ICD-PX240. Meu microfone de lapela é o ATR 3350 da Audio Technica. Você acha que o som das minhas video aulas sairá decente? Agradeço antecipadamente.

    Responder
    • Rafael Perez
      Rafael Perez says:

      Nós não gostamos muito do áudio do ATR 3350. É um modelo acessível, mas a qualidade deixa a desejar. De todo modo, comece com o que têm. Grave alguns vídeos, e veja como a audiencia reage. Dependendo do seu assunto, raramente será um problema.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *