Minimize o número de tomadas (takes)
Para explicarmos o que isso significa, é necessário deixar claro o que é uma tomada ou take ao gravar um vídeo.
Sabe quando acontece um erro de gravação nos filmes, e o diretor grita: Cooooorta!. Isso significa uma tomada. Cada vez que os atores tiverem que repetir a cena, isso se tornará uma nova tomada sendo gravada.
Logicamente, quanto menor o número de tomadas (ou erros que o ator comete), mais fácil a edição. E enquanto é herrar é umano, é possível diminuir esses erros com:
Escreva um Roteiro
Apenas conhecer um assunto nem sempre é o suficiente para falar para uma câmera.
Enquanto algumas pessoas (palestrantes, atores, comediantes) têm um talento para apresentar-se em público com pouquíssima preparação, a maioria das pessoas se beneficiam de um roteiro preparado anteriormente.
Sem um roteiro, é certo que na gravação, errará o texto muito mais vezes do que se tivesse preparado algo anteriormente.
Se necessário, escreva o roteiro completo, linha a linha. Repasse ele em voz alta, e faça alterações se algo estiver soando artificial.
Além de agilizar e edição, isso evita as naturais interrupções na fala, que são sinais de má preparação (às vezes inconscientemente) dos seus expectadores.
Ensaios
Antes de ligar a câmera, repita o texto 1 ou 2 vezes. Isso irá ajudá-lo a memorizar o roteiro, deixando o vídeo mais dinâmico (pois estará aquecido) e de quebra, diminui os deslizes de gravação.
Teleprompter
Se o roteiro for muito grande, um teleprompter é uma excelente ferramenta. Ele mostra, na frente da câmera, o que precisa ser dito a cada segundo.
Normalmente perde-se um pouco a espontaneidade, mas ganha-se muito tempo durante a gravação e edição.
Grave Pensando na Edição
No caso de gravações mais longas, faça sinais para a câmera para indicar se a tomada foi boa ou não.
Na edição, poderá avançar o vídeo rapidamente e encontrar as tomadas que ficaram boas sem ter que assistir todas elas.
Crie Modelos no seu Aplicativo de Edição
Abra um novo projeto no seu aplicativo de edição e adicione todos os elementos essenciais comuns a todos os seus vídeos: vinheta de entrada, música, títulos e efeitos sonoros.
Além de facilitar a criação dos próximos vídeos, isso deixarão eles mais consistentes visualmente, muito importante para marcar presença nas mídias sociais.
Organização é Tudo
É tentador simplesmente copiar as imagens da câmera para uma pasta qualquer em seu computador e sair editando.
Se a sua gravação envolver materiais de múltiplos dias ou lugares, a organização é fundamental. Caso contrário, irá perder grande parte do seu tempo tentando descobrir "onde está aquela cena" navegando por dezenas (ou mesmo centenas) de arquivos.
Gaste 5 minutos no começo e coloque o material gravado em pastas separadas. Organize como achar melhor: por dia, por locação, por tópico, por entrevistado, por câmera - não importa como, desde que faça sentido para você.
Conteúdo VIP
Coloque o seu email abaixo e receba atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes do blog VideoHero