Você tem medo da câmera?

Você simplesmente trava quando pensa em gravar algo?

Fique tranquilo, isso acontece com muitas pessoas e vamos mostrar que alguns detalhes são perceptíveis apenas para nós mesmos!

Saiba como seu cérebro funciona

O primeiro passo é entender como nosso cérebro funciona, afinal de contas, mesmo que de maneira imperceptível, é ele quem está no comando sempre.

Durante nossa evolução o cérebro humano desenvolveu a capacidade de processar informações em frações de segundo, afinal, na natureza é necessário tomar decisões rápidas e depois verificar se foram corretas.

Cerebro

Para tomar todas essas atitudes nosso cérebro criou um método que trabalha com atalhos, chamados heurísticas. Com eles é possível analisarapenas parte da informação e tomar decisões de maneira não racional.

Para executar isto ele aproveita experiências anteriores, memórias e expectativas para criar modelos que utilizaremos como padrões para decisões rápidas.

Por que não gostamos de nos ver?

Parte da explicação para este fenômeno ocorre pelo viés de confirmação, basicamente é ele que nos faz buscar informações ou pessoas que reforcem crenças que possuímos.

Ou seja, se você acha que fica estranho em frente à câmera, irá procurar por evidências que reforcem isso quando assistir a algum material que gravou. Afinal, você precisa confirmar a crença de que "não serve para isso".

vies-de-confirmacao

O pior é que sua memória depende diretamente do seu viés de confirmação para processar boa parte dos comentários que receberá, ou seja, mesmo que as pessoas digam que sua aparência, voz e fala são ótimos, você ainda não achará isso.

Um estudo de 1998 do psicólogo Amber Story mostrou que nossa habilidade para se lembrar de comentários dependerá se eles são condizentes em relação à nossa própria auto-estima.

O viés de confirmação vale também para o oposto, caso você se ache incrível em frente à câmera, será difícil convencê-lo de que há pontos a melhorar em seu desempenho, pois, inconscientemente, você já está convencido que foi perfeito.

Mais um princípio na jogada

Além do viés de confirmação, há o apoio de outro ponto importante: o princípio de familiaridade. Neste caso, o efeito de familiaridade acaba trabalhando contra você mesmo.

Apesar de ver o seu rosto a todo momento, há um detalhe crucial neste imagem: ela está refletida. Seu rosto não é simétrico, portanto, a imagem que você vê no espelho é diferente da captada em uma câmera.

Sua imagem refletida

imagem_espelhada

Este fenômeno já foi tema de estudos de uma pesquisa na Universidade de Winscosin-Milwaukee durante a década de 70. Os pesquisadores perguntaram aos participantes qual imagem deles era a preferida, uma era espelhada e a outra a "verdadeira".

Eles também apresentaram imagens reais e espelhadas de familiares e amigos e descobriram que as pessoas preferiam mais suas imagens espelhadas, enquanto escolhiam as imagens reais de familiares e amigos.

Neste estudo os participantes não conseguiam descrever o motivo de preferirem suas imagens espelhadas em vez das reais, as diferenças são quase imperceptíveis, mas nosso cérebro as conhece e prefere a imagem espelhada.

Como conseguir gravar?

Agora que você já sabe parte dos motivos que ajudam a dificultar seu processo de gravação, passaremos algumas dicas que podem ajudar a executá-la, mesmo que ainda esteja desconfortável no início.

Apenas faça!

apenas_faca

Em muitos momentos da vida descobrimos que somos capazes de fazer algo quando não temos mais a opção de escolher não fazê-lo, geralmente este é um dos melhores combustíveis que temos.

Portanto, você pode se preparar, fazer um roteiro, escrever os pontos que deseja abordar, mas quando chegar em frente à câmera, não pense muito nisso, apenas aperte “REC” e faça o que tem de fazer.

Pense como se você fosse um repórter prestes a entrar em um link ao vivo, não há opção de falar “espera, espera, tô com vergonha”, faça uma contagem regressiva e pronto, comece sua gravação, não há como fugir, está em frente à câmera? Comece a gravar.

Mantenha o foco

mantenha_foco

Mantenha-se focado, você já reparou que sempre que faz algo novo precisa estar bastante focado na ação durante seus primeiros dias, caso contrário, a chance de dar errado é enorme?

O mesmo acontece com as suas gravações, treine sua mente para que ela esteja ativa o tempo todo, pensando no que está falando e no conteúdo que virá na sequência.

Só depois de bastante treino você poderá relaxar mais com relação a o que está dizendo ou como está se portando. Quando foca no seu conteúdo, a câmera torna-se apenas um equipamento para onde você olha.

Sua preocupação, linha de pensamento e atenção estão todas voltadas em passar a mensagem mais clara possível para quem o assiste, isso tudo camufla o equipamento ao seu redor, pois seu foco é a informação.

Desligue fatores limitantes

fatores_limitantes

Sempre que travar em frente às câmeras, lembre-se que uma gravação é o procedimento mais simples que você poderia fazer. Não há público presente, não há perguntas inesperadas da plateia, não há nada que possa sair errado.

Caso você gagueje, perca a linha de pensamento ou esqueça o que iria falar, basta parar e começar de novo. Quando pensa nisso, você percebe que uma gravação é a apresentação mais simples possível.

Em um seminário, palestra ou reunião você não pode parar, respirar, reler tópicos e depois selecionar só o melhor para exibir aos participantes. Já um vídeo funciona exatamente dessa forma, as pessoas verão apenas o que você selecionar como o melhor e quiser mostrar a elas.

Crie seu método

crie_seu_metodo

Falar em tópicos, escrever um roteiro, estudar bastante antes de gravar ou apenas respirar fundo e fazer. Cada pessoa funciona melhor de um jeito, saiba qual se adequa melhor ao seu estilo e aplique às suas gravações.

Mantenha sempre uma postura crítica quanto ao seu trabalho, mas lembre-se que as pessoas não o enxergam de forma espelhada e que sua imagem na câmera será como elas sempre te viram, ou seja, pare de se preocupar tanto!


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo e receba atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes do blog VideoHero

Nada de spam, apenas conteúdos incríveis!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo