O que usar como fundo dos meus vídeos?

Como todo componente do vídeo, o fundo pode ajudar a engajar ou perder completamente sua audiência.

Muitas vezes você tem tudo pronto para gravar seu vídeo, mas um detalhe que só fica claro na hora de quase apertar o REC começa a te incomodar muito. O que usar como fundo do seu vídeo? Por isso vamos dar algumas dicas sobre como melhorar o fundo dos seus vídeos.

Um Fundo que Ajuda a Explicar o Vídeo

Você pode usar o fundo como reforço da finalidade do seu vídeo ou canal e tratá-lo como um cenário. Por exemplo, caso você possua um canal de receitas rápidas, pode utilizar uma parte da cozinha da sua própria casa. A dica aqui é definir seu quadro, ou seja, o que vai aparecer na sua imagem e depois disso remanejar e organizar obejtos da maneira que mais lhe agrade.

Você é o especialista sobre o assunto no seu vídeo, então cabe a você escolher objetos e locais que mostrem isso e ajudem o espectador a saber um pouco mais rápido do que se trata sua produção. Além disso um cenário pensado e bem elaborado pode ajudar a fortalecer e construir sua marca, quanto mais você repetir a disposição de fundo em seus vídeos, mais rápido as pessoas vão começar a ver apenas um thumbnail e ligar ao seu canal ou marca.

Gravando em Fundos Fora de Casa

Você pode optar por gravar seus vídeos em algum ambiente que ache bonito e interessante, para isso você deve levar em consideração muitas das dicas que demos no vídeo e post [sobre como aproveitar a iluminação natural](

. A principal neste caso é não escolher algum local que vai te gerar mais dor de cabeça que alegria, locais com muita movimentação de pessoas e carros ou então muito abertos onde o vento é forte vão acabar te gerando muito mais problemas que soluções.)

Caso sua gravação vá demorar bastante e gerar um único vídeo tome cuidado com o posicionamento do Sol, se ele aparecer de maneira intensa na sua cena (principalmente formando sombras de prédios, árvores, etc) você pode ter de cortar entre planos onde o Sol acaba se movimentando e isso vai tirar um pouco da atenção de quem está assistindo. Uma dica é gravar em um dia nublado, com o sol do amanhecer ou entardecer (caso seja rápido) ou então escolher um ambiente que a luz do Sol não atinja diretamente.

Gravando com Fundo Verde

Sempre há a opção de gravar com fundo verde para ter a possibilidade de recortar sua imagem e inserir o que quiser no background, embora muito útil e prático, gravar em fundo verde (o chamado chroma key) não é algo tão simples caso você queira obter um resultado de excelência na imagem.

Vários fatores influenciam, tais como a câmera, iluminação, distância do fundo para você, entre outros. Portanto, caso você esteja interessado neste tipo de gravação separe mais tempo para ajustar vários outros detalhes técnicos que não seriam necessários no caso de uma gravação com fundo real.

Algumas dicas rápidas caso você queira tentar o fundo verde são: mantenha-se afastado dele, o ideal seria por volta de três metros, mas como essa distância é quase impossível em um quarto “normal”, apenas tente se afastar o máximo possível para que o verde do fundo não atinja muito sua pele e dificulte o recorte. Fique atento também à iluminação, ela deve ser uniforme no fundo para não criar pontos difíceis de recortar, assim como ele (o fundo) deve estar bem aplicado e liso, caso seja um tecido.

Fundos Neutros

Fundos com cores neutras são ótimos caso o fundo real do seu ambiente não tenha nenhuma relação com o que você vai falar no vídeo. É possível obter um bom resultado usando até mesmo uma parede da sua casa, lembre-se apenas de dois pontos importantes: as cores irão refletir em você, então usar alguma cor muito forte pode chamar mais a atenção de quem está vendo do que o próprio vídeo, além de jogar bastante daquela tonalidade para sua pele. Caso grave em frente a uma parede, o material dela e a tinta utilizada ao pintá-la podem gerar alguns pontos de brilho, o que pode acabar incomodando quem assiste.

iluminacao_ gradiente

Caso você esteja disposto a investir algum dinheiro, a empresa Savage oferece rolos de papel de cores diferentes feitos especialmente para isso. Para criar um fundo que parece ter um gradiente na cor você pode utilizar as luzes e posicioná-las de maneiras desigual iluminando a folha de papel ou parede, desta forma a parte mais próxima à parede acaba ficando mais clara gerando uma gradação nas cores até os tons mais escuros (com menos luz). No exemplo acima temos uma luz logo atrás da pessoas iluminando o fundo para que possa ajudar no recorte do que está em primeiro plano e adicionar um pouco de profundidade à imagem.

Criando Sua Composição

Quando falamos de composição em uma imagem estamos nos referindo à disposição dos elementos na mesma, este é um conceito muito presente nas artes visuais de maneira geral. Ele tem a ver com o equílibrio dos objetos e cores dispostos de maneira harmoniosa e que não gere aversão ou desconforto para quem assiste. Como estamos falando sobre o fundo do seu vídeo e consequentemente ele fará parte de uma composição de elementos na sua imagem, nada melhor que explicarmos alguns termos para te ajudar a entender.

  • Ponto de Fuga: são linhas imaginárias que descrevem um efeito de perspectiva convergindo para um ponto na imagem, em alguns quadros ou vídeos o ponto de fuga é muito fácil de ser identificado, enquanto em outros é um pouco mais difícil (embora também esteja presente).
  • Proporção Aúrea: razão áurea, número áureo, entre várias outras são as denominações para esta constante matemática muito presente na arte, a grosso modo ela faz referência ao crescimento e a padrões presentes na natureza, inclusive no corpo humano. Muito presente na arte renascentista, ela faz alusão a uma composição equilibrada e bem disposta entre os elementos.
  • Teoria da Cores: essa teoria vai muito além dos termos “cores complementares e análogas” e entender um pouco sobre ela pode salvar seu fundo. Definindo apenas os primeiros termos que citamos, as cores complementares são as opostas no disco cromático, isso quer dizer que elas tem o maior contraste possível entre ambas, já as análogas possuem nelas uma mesma cor básica. O equilíbrio ocorre exatamente na mescla entre cores análogas (que dão uniformidade e sobriedade) com cores complementares (que geram contraste).

Cada um desses pontos é muito mais complexo e já renderam vários livros, mas entender o básico de cada um é muito importante para que você consigar equilibrar seu fundo ao primeiro plano durante a gravação. Na sequência temos um exemplo sobre como mesmo um fundo simples mal equilibrado pode comprometer seu vídeo.

composicao_comparada

Em ambas as imagens temos o mesmo fundo, porém disposto de maneira diferente e com configurações diferentes na câmera.

Na imagem à esquerda temos o quadro equilibrado. A linha do horizonte fica um pouco abaixo do centro da imagem e a pessoa fica mais à esquerda seguindo a proporção áurea, a camisa da pessoa é de um vermelho menos intenso e o fundo está desfocado.

Já na imagem à direita, o horizonte está exatamente no meio da imagem, assim como nossa pessoa que tem a altura do olhar cortada pelo linha central também, há muito ambiente e espaço, o fundo também está em foco, apesar de vermelho ser uma boa escolha por conta do contraste com verde, o tom muito saturado acaba chamando atenção para a camisa.

O que Você Deve Evitar

Na hora de gravar você deve ficar atento a alguns detalhes no seu fundo para que ele não chame mais atenção do que necessário, você pode sempre desfocá-lo para chamar a atenção a o que está em foco, inclusive já ensinamos como e o que causa o desfoque no fundo dos vídeos neste post aqui.

Caso você não seja um diretor de arte ou artista plástico que possua uma boa noção sobre teoria das cores o ideal é tentar não brincar ou inserir objetos muito coloridos no seu vídeo. O motivo disso é que eles podem atrair muito mais atenção do que você queria. Por exemplo, uma simples caneca verde pode ficar muito saturada e começar a chamar atenção devido a algumas configurações da sua câmera como a temperatura de cor.

Outro fator que acaba chamando bastante atenção é o movimento, gravar em um local com muita movimentação de pessoas e sem nenhum desfoque no fundo pode jogar a atenção do seu espectador para o que ocorre atrás de você e não é isso que queremos com nosso vídeo!

Qualquer tipo de movimentação chama atenção (carros, animais, bicicletas), mas evite principalmente pessoas, pois além da movimentação nós também interagimos muito e temos ações inesperadas, você definitivamente não vai querer alguém atrás de você olhando para sua câmera enquanto grava.

Apesar de comuns hoje, evite gravar enquanto dirige. Acompanhando o VideoHero você já sabe que gravar um vídeo não é algo simples, você faz um roteiro e segue uma linha de pensamento que precisa ser contínua e clara. Enquanto dirige você precisa manter a atenção em outras coisas e dividá-la com a gravação de um vídeo não é algo seguro para você e talvez para sua reputação, muitas pessoas poderão criticar sua atitude.

Por último evite enquadramentos que gerem desconforto ou fiquem estranhos visualmente, por exemplo, você pode gravar na rua em frente a um poste. Como está à frente, parece que o posto é a continuação do seu corpo, pois sua cabeça termina e o poste continua até  o final do quadro. Tome sempre cuidado em como o ambiente interage com seu corpo no enquadramento, se posicione onde quiser e repare ao seu redor antes de começar a gravar.

Quase Tão Importante Quanto o Primeiro Plano

O título deste tópico faz um bom resumo sobre o fundo dos seus vídeos, apesar do primeiro plano ainda ser a estrela da sua gravação, o que ocorre ao redor e no fundo da sua imagem é tão essencial quanto para reforçar ou não o que você quer.


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo e receba atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes do blog VideoHero

Nada de spam, apenas conteúdos incríveis!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo